"Realistic Operations on a modular club layout"
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"Realistic Operations on a modular club layout"
Basicamente traduzido por "Operações realísticas em um traçado modular de clube" ou algo parecido.
Neste tópico pretendo reproduzir resumidamente uma matéria publicada em uma conhecida revista no meio do ferromodelismo, Model Railroder.
Analisando o layout da maquete desse clube, confeccionada sob o conceito modular, notamos que a operação de trens foi direcionada para simular o realismo das ferrovias em escala ho. Apesar de não se tratar de uma maquete "circular", onde o formato simétrico com módulos das mesmas dimensões obriga a composição da maquete com módulos em quantidades iguais em lados opostos, é possível manter os trens em circulação constante devido ao layout conter dois "loop", um em cada extremidade. Certamente isso somente ocorrerá se o modelista desejar, sendo necessário apenas manter as chaves e desvios posicionados de forma a direcionar a composição a contornar o loop de volta para o ponto de onde partiu, porém em sentido contrário.
Nota-se que em vários trechos a linha é simples (via única, ou linha singela), com isso fica impossível manter dois trens em circulação em linhas distintas, em sentidos opostos, como ocorre na maioria das maquetes convencionais e também em modulares.
Um grupo de ferromodelistas criou sua maquete baseado em uma ferrovia protótipo com tamanha perfeição ao ponto de utilizarem rádio transmissores entre si durante as operações. Podemos chamá-los verdadeiramente de trabalhadores da ferrovia, afinal criaram planilhas com rotas definidas para determinados trens e seus horários. Tudo funciona como na ferrovia protótipo.
Para a confecção dos módulos foram utilizadas as normas do Free-mo Sandard norte-americano, segundo un dos integrantes, por oferecer maior confiabilidade e mais facilidade no processo de construção dos módulos.
O sistema DCC também faz parte do conjunto dessa verdadeira ferrovia em escala ho, permitindo aos integrantes encarregados de conduzir us trens, se locomoverem ao longo do percurso com seus controles em mãos para operarem os comandos dados às locomotivas de acordo com a sinalização das vias. Esta sinalização é controlada por um dos integrantes que tem a função de manter o tráfego em condições de operação, evitando as paradas desnecessárias e os atrasos dos trens.
Tudo é controlado com horários determinados que obedecem a realidade da ferrovia protótipo. O grupo permite a visita de pessoas que apreciam os trens indo e vindo, e por esse motivo o grupo criou no traçado dois "loop" a fim de permitir que uma composição denominada "orbital" ficasse circulando pelo traçado.
Além disso o grupo, por ter criado seus módulos no sistema Free-mo, também se apresenta em eventos de ferromodelismo para os quais pode levar mais ou menos módulos de acordo com o espaço disponível para a montagem, adequando também o tamanho das composições que serão apresentadas.
Neste tópico pretendo reproduzir resumidamente uma matéria publicada em uma conhecida revista no meio do ferromodelismo, Model Railroder.
Analisando o layout da maquete desse clube, confeccionada sob o conceito modular, notamos que a operação de trens foi direcionada para simular o realismo das ferrovias em escala ho. Apesar de não se tratar de uma maquete "circular", onde o formato simétrico com módulos das mesmas dimensões obriga a composição da maquete com módulos em quantidades iguais em lados opostos, é possível manter os trens em circulação constante devido ao layout conter dois "loop", um em cada extremidade. Certamente isso somente ocorrerá se o modelista desejar, sendo necessário apenas manter as chaves e desvios posicionados de forma a direcionar a composição a contornar o loop de volta para o ponto de onde partiu, porém em sentido contrário.
Nota-se que em vários trechos a linha é simples (via única, ou linha singela), com isso fica impossível manter dois trens em circulação em linhas distintas, em sentidos opostos, como ocorre na maioria das maquetes convencionais e também em modulares.
Um grupo de ferromodelistas criou sua maquete baseado em uma ferrovia protótipo com tamanha perfeição ao ponto de utilizarem rádio transmissores entre si durante as operações. Podemos chamá-los verdadeiramente de trabalhadores da ferrovia, afinal criaram planilhas com rotas definidas para determinados trens e seus horários. Tudo funciona como na ferrovia protótipo.
Para a confecção dos módulos foram utilizadas as normas do Free-mo Sandard norte-americano, segundo un dos integrantes, por oferecer maior confiabilidade e mais facilidade no processo de construção dos módulos.
O sistema DCC também faz parte do conjunto dessa verdadeira ferrovia em escala ho, permitindo aos integrantes encarregados de conduzir us trens, se locomoverem ao longo do percurso com seus controles em mãos para operarem os comandos dados às locomotivas de acordo com a sinalização das vias. Esta sinalização é controlada por um dos integrantes que tem a função de manter o tráfego em condições de operação, evitando as paradas desnecessárias e os atrasos dos trens.
Tudo é controlado com horários determinados que obedecem a realidade da ferrovia protótipo. O grupo permite a visita de pessoas que apreciam os trens indo e vindo, e por esse motivo o grupo criou no traçado dois "loop" a fim de permitir que uma composição denominada "orbital" ficasse circulando pelo traçado.
Além disso o grupo, por ter criado seus módulos no sistema Free-mo, também se apresenta em eventos de ferromodelismo para os quais pode levar mais ou menos módulos de acordo com o espaço disponível para a montagem, adequando também o tamanho das composições que serão apresentadas.
Northwest Trainmasters
Este é o site do grupo, chamado Northwest Trainmasters
http://home.ix.netcom.com/~slyone/nwtm_home.html
Este é o layout da apresentação do World's Greatest Hobby Show 2012 em Schaumburg, IL, do qual o grupo Northewest Trainmaster participou.
Os módulos em amarelo são do grupo Northewest Trainmaster, veja que nem todos os módulos no grupo foram montados em sequência. Nesses eventos isso ocorre para que seja criado um layout que permita a participação de vários modelistas com seus módulos.
http://home.ix.netcom.com/~slyone/nwtm_home.html
Este é o layout da apresentação do World's Greatest Hobby Show 2012 em Schaumburg, IL, do qual o grupo Northewest Trainmaster participou.
Os módulos em amarelo são do grupo Northewest Trainmaster, veja que nem todos os módulos no grupo foram montados em sequência. Nesses eventos isso ocorre para que seja criado um layout que permita a participação de vários modelistas com seus módulos.
Re: "Realistic Operations on a modular club layout"
Na página dos módulos podemos verificar que alguns módulos foram construídos no padrão Free-mo, outros no padrão NMRA, obrigando o grupo a construir também módulos de transição.
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