free-mo.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encerrando 2012, o que vem por ai?

3 participantes

Ir para baixo

Encerrando 2012, o que vem por ai? Empty Encerrando 2012, o que vem por ai?

Mensagem  Rica Dom Dez 30, 2012 8:10 am

Estamos encerrando o ano de 2012, difícil para alguns, não tanto para outros, razões para esquecer,
momentos desagradáveis, mas também há motivos para comemorar, festejar e se lembrar com alegria
de tudo de bom que nos aconteceu.

Quando li pela primeira vez algo sobre Freemo, era assim que estava escrito, foi em um tópico aberto no
Cartel Caipira, e achei interessante, porém não dei muita atenção, pois a proposta do ferromodelista era
criar uma maquete semelhante às maquetes convencionais com a característica de módulos. Algo como
uma maquete de 4m x 2,3m dividida em quatro ou cinco partes (módulos), que pudesse ser desmontada
e até mesmo ser montada em configurações diferentes, devido ao padrão de assentamento dos trilhos em
cada módulo. Confesso que não me identifiquei com a ideia, apesar de achar interessante.

Iniciei minha pesquisa por maquetes modulares e encontrei uma proposta que chamou a atenção, foi a
maquete modular do GRIFER, do Rio de Janeiro. Decidi montar a minha maquete nesse padrão, e quando
ingressei na ANPF propus a criação de uma maquete modular para a associação.

Talvez por falta de experiência, ou de paciência para pesquisar, analisar e questionar alguns conceitos, só
depois de prontos os módulos e montada a maquete, ainda sem a ligação elétrica finalizada, é que surgiram
alguns problemas.

O contato com os amigos do Ferreoclube do ABC ajudou a amadurecer idéias e repensar alguns conceitos
como soluções de ligação elétrica adotadas na maquete Modular do grupo.

Com o passar do tempo meu olhar voltou-se para outra direção, o Free-Mo. Bastante difundido nos EUA, esse
padrão de construção de maquete em módulos apresente um novo conceito, no qual os trens partem de um
ponto inicial e seguem viagem até um ponto final, passando por módulos de diferentes ferromodelistas, que
podem ou não se conhecerem, mas que seguiram um padrão oficial de construção. O que permite que esses
módulos seguem conectados perfeitamente e assegure aos ferromodelistas que suas locomotivas e vagões
trafeguem por diferentes cenários sem descarrilamentos ou solavancos nas junções de trilhos.

Para mim o Free-Mo passou a ocupar uma posição de destaque, pois preenchia um vazio deixado pela vontade
de ter uma maquete grande contra a falta de espaço para isso. Decidi criar o free-mo.br para divulgar essa
ideia aqui no Brasil e conseguir atingir o propósito inicial de ter uma maquete realmente grande.

Não se trata apenas de reunir um grupo de amigos ferromodelistas, sabemos que isso já é difícil, mas sim
criar um padrão de construção de módulos baseado no conceito Norte-Americano, e com isso permitir que se
formem os grupos regionais, em cidades de diferentes regiões do país. Se houver dois amigos que decidam
por construir seus módulos, já estarão criando um grupo. Se outro ferromodelista que os conheça decidir fazer
o mesmo, ainda que meses depois, poderá inserir seu módulo no layout dos amigos, pois no Free-mo.BR não
há simetria no layout, ou seja, não existe a necessidade de se ter a mesma quantidade de módulos em ambos
os lados da maquete, como ocorre com as modulares, digamos, convencionais.

O principal atrativo do free-mo.br, acredito ser, justamente essa liberdade de criar, construindo seu módulo
em uma ou mais sessões e poder uni-lo à outros módulos formando um layout mais atraente e real.

Em alguns momentos imagino o dia em que possa reunir alguns amigos e alugar uma quadra ou salão para
montarmos nosso layout de Free-mo.BR e nos divertirmos com os trens rodando, como fazem os grupos de
Free-mo nos EUA com layout gigantescos.

Agradeço aos amigos que se cadastraram no fórum Free-mo.BR e que participaram das discussões, e peço que
me retornem em resposta a essa postagem o seu parecer sobre a seguintes questões:


O que você acha do Sistema Modular Livre free-mo.br?
O mais lhe chamou a atenção no free-mo.br?
Acredita que o Free-mo.BR atende suas expectativas?
Você possui maquete? Deseja construir um módulo free-mo.br?
Em sua cidade existe uma associação ou grupo de ferromodelismo? Qual?
Você conhece outros ferromodelistas que possam se interessar pelo free-mo.br?
Qual sua sugestão para a divulgação do free-mo.br?

Desde já agradeço pelo apoio e colaboração.

Um abraço de Paz e Luz...
E um ano repleto de realizações e alegrias.


Última edição por Rica em Seg Dez 31, 2012 11:05 pm, editado 1 vez(es)
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrando 2012, o que vem por ai? Empty Estou embarcado

Mensagem  Iscold Seg Dez 31, 2012 11:27 am

É com alegria que estou embarcando neste trem chamado free-mo.br.
Abraços a todos Smile

Iscold
Treinee
Treinee

Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrando 2012, o que vem por ai? Empty Re: Encerrando 2012, o que vem por ai?

Mensagem  Michel Figueiró Garcia Ter Fev 26, 2013 5:39 pm

O que você acha do Sistema Modular Livre free-mo.br?

Excelente! só precisa sair do papel.

O mais lhe chamou a atenção no free-mo.br?

Ser brasileiro

Acredita que o Free-mo.BR atende suas expectativas?

Tem tudo para ser um grande sucesso

Você possui maquete? Deseja construir um módulo free-mo.br?

Não. Tenho dois modulos que pretendo adequar ao freemo br, e depois ir fazendo mais...

Em sua cidade existe uma associação ou grupo de ferromodelismo? Qual?

Sim. SBF (São Paulo)

Você conhece outros ferromodelistas que possam se interessar pelo free-mo.br?

Apenas 1 no momento mas ele faz escala N .

Qual sua sugestão para a divulgação do free-mo.br?

Acho que precisamos de algo mais concreto o quanto antes....assim a divulgação nos encontros tradicionais, com certeza vai juntar muita gente.

Michel Figueiró Garcia
Treinee
Treinee

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/07/2012
Localização : São Paulo - SP- Santo Amaro

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrando 2012, o que vem por ai? Empty Re: Encerrando 2012, o que vem por ai?

Mensagem  Rica Qua Fev 27, 2013 5:58 pm

Michel Figueiró Garcia escreveu:O que você acha do Sistema Modular Livre free-mo.br?

Excelente! só precisa sair do papel...


...Qual sua sugestão para a divulgação do free-mo.br?

Acho que precisamos de algo mais concreto o quanto antes....assim a divulgação nos encontros tradicionais, com certeza vai juntar muita gente.

Michel,
Achei bem legal as fotos que você publicou no Cartel Caipira.
Agradeço pelo retorno do questionário, e concordo que precisamos fazer o free-mo.br sair do papel. Por mim sairia comprando madeira e trilhos e já teria um módulo com quatro ou cinco seções, mas é preciso ter cautela para não perder material, e não definir regras que precisem ser mudados, pois isso faria outros modelistas terem problemas caso já tivessem construído seus módulos.

O objetivo principal no início era tentar motivar mais pessoas a participar com idéias e sugestões, discutindo os assuntos aqui no fórum, procurando não fugir muito do conceito original do Free-mo dos EUA e Canadá, que já existe e funciona.
Até que tivemos a participação de alguns, entretanto acho que esfriou um pouco, e como disse, se tivermos algo de concreto para mostrar certamente chamará atenção de mais gente.

Estou fazendo o que posso, tenho limitações e respeito as limitações dos outros também, e sua iniciativa fazendo seu módulo com duas seções foi brilhante. Parabéns.
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrando 2012, o que vem por ai? Empty Re: Encerrando 2012, o que vem por ai?

Mensagem  Michel Figueiró Garcia Qua Fev 27, 2013 8:13 pm

Criando este forum e continuando a colocar lenha na fornalha vc já esta fazendo muuuito Rica. Me desculpe se meu post pareceu meio agressivo, mas faz tanto tempo que tenho esse mesmo sonho que vc , que não vejo a hora disto virar realidade.
Sei como é dificil conciliar tudo isso ( trabalho , vida pessoal, hobby ) tanto que comecei o primeiro modulo em 2009.

Vamos em frente com as discuções!! Só não podemos desistir!!
Só tenho o que te agradecer por organizar e colocar tudo isto em movimento!
Abraço!

Michel Figueiró Garcia
Treinee
Treinee

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/07/2012
Localização : São Paulo - SP- Santo Amaro

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrando 2012, o que vem por ai? Empty Re: Encerrando 2012, o que vem por ai?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos