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Conceito Free-mo

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Mensagem  Rica Sex Jul 20, 2012 6:05 pm

O Conceito Free-mo foi desenvolvido com a idéia de que um conjunto de normas, tendo em vista principalmente placas terminais do módulo, permita a modelagem fiel de "trackplans" protótipos, ou seja, recriar ambientes reais em módulos em escala de ferromodelismo, e permitir operações mais realistas em um ambiente modular.

Sem a preocupação de padronizar as dimensões dos módulos do Free-mo, mas sim criar um padrão para as conexões entre estes, criou-se a condição de que diferentes grupos de Free-Mo pudessem montar layouts misturando seus módulos sem a necessidade de adaptações ou interrupções no manuseio ou comando de suas composições.

Mais do que isso, o Free-mo permite que cada modelista crie o cenário desejado a partir de um protótipo, um cenário real como uma estação, uma fábrica, um campo, uma ponte, etc... ou então de acordo com sua imaginação. A palavra "criar" está ligada ao sentido de liberdade, e é esse o conceito do Free-Mo, bastando apenas manter como regra um padrão de encaixe dos módulos, e algumas medidas como trilhos por exemplo, outra série de coisas é apenas recomendação.

No sistema de construção de modulares normalmente se define uma medida padrão para as dimensões dos módulos e cria-se um layout "circular" simétrico, ou seja, com a mesma quantidade de módulos em ambos os lados do layout, no qual as composições normalmente ficam dando voltas.

O Free-mo enfatiza o contrário, mais próximo da realidade, onde os trens saem de um ponto com destino a outro, vagões são carregados com produtos que serão transportados para um local onde os vagões serão descarregados, dessa forma nos layouts de Free-Mo normalmente temos um setup com um ponto inicial e um ponto final, onde os trens param e as locomotivas manobram para poderem fazer o caminho de volta, como os trens chamados de "retorno".

Algumas definições que encontrei em pesquisas sobre o Free-mo:

1. A altura dos trilhos é de 50" do solo;

2. A distância da linha para a borda do módulo é de 4" (mínimo);

3. É aconselhado usar trilhos cod 83, mas se o ferromodelista usar um trilho de tamanho menor deve criar uma "adaptação" para a passagem de um módulo Free-mo (cod 83) para o módulo com trilhos de cod menor;

4. Não se utiliza back-drop, pois o conceito Free-mo tem como objetivo a visualização dos módulos por ambos os lados;

5. A instalação elétrica é padronizada, com conectores padronizados;

6. A largura dos módulos é "livre", a partir de medidas mínimas padronizadas;

7. Os módulos não precisam ter as mesmas medidas de comprimento, largura ou ângulo;

Enfim, são muitas definições que formam as normas do Free-mo, e seria necessário criar um padrão aqui no Brasil a fim de podermos "unir" os ferromodelistas em torno de seus módulos "free-mo.br" para formar os chamados "setups" de grandes proporções como fazem os Norte-Americanos
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Conceito Free-mo Empty Re: Conceito Free-mo

Mensagem  Rica Ter Ago 23, 2022 7:38 pm

Bem, estas informações do texto acima foram basicamente retiradas de pesquisas sobre o Free-Mo norte-americano, praticado em larga escala por modelistas dos Estados Unidos e do Canadá, onde formam grupos e estes grupos se apresentam em eventos individuais ou com a participação de vários grupos.
Isto faz com que seja necessário um conjunto de regras que padronize os encaixe dos módulos de.deiferentes modelistas.
Ao invés de cada grupo ter seu padrão da largura, comprimento, posição da linha e altura dos módulos, todos utilizam um mesmo padrão, que permite grande liberdade de criação, e que assegura a possibilidade de unir os módulos desses grupos para formar grandes layouts.

Trazendo essas últimas informações para o padrão do Free-moBR teríamos o seguinte:


1. A altura dos trilhos é de 1,23m do solo;

2. A distância da linha para a borda do módulo é de 10cm (mínimo);

3. É obrigatório usar trilhos cod 100 de niquel, mas se o ferromodelista pode usar um trilho de tamanho menor em ramais particulares, não na linha principal, e deve criar uma "adaptação" com talas de junção próprioas para a passagem de um rrilho code 100 para o teilho code 83;

4. Não se utiliza back-drop, pois o conceito Free-moBR tem como objetivo a visualização dos módulos por ambos os lados;

5. A instalação elétrica é padronizada, com conectores padronizados;

6. A largura dos módulos é "livre", a partir de medidas mínimas padronizada apenas nas extremidades do módulo, na duas Placas Terminais;

7. Os módulos não precisam ter as mesmas medidas de comprimento, largura ou ângulo;

Outra coisa muito importante é a definição do que é módulo.
No Free-moBR dizemos que módulo é o trecho de ferrovia que um modelista cria. O módulo pode ser dividido em partes, as quais chamamos de seções. Dessa forma, um módulo pode ser construído em uma peça única e terá em cada extremidade uma Placa Terminal. De outra forma, o módulo pode ser maior e ser compomos mais de uma peça (seção), e nesse caso terá uma Placa Termibal na extremida da primeira seção, e outra Placa Terminal na extremidade da última seção. A Largura dessas Placas Terminais é padronizada, e isso assegura que ao conectar esse módulo Free-moBR à outro haverá conectividade, pois ambos módulos terão a linha centralizada em uma medida padrão. A largura das seções que não estão nas pontas do módulo é livre para a criatividade do modelista.
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