Cortiça ou E.V.A.?
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LUIZ CARLOS DO NASCIMENTO
LELIO VIDA
Rica
7 participantes
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CORTIÇA OU E,V.A.
COMO JA SITADO HA QUEM QUEIRA A CORTIÇA OUTROS O E.V.A. EU COMO SOU NOVATO NO FERREOMODELISMO ESTOU USANDO O E.V.A. DE 3MM POIS NO LUGAR ONDE MORO E´PRODUTO DE FACIL ACESSO POIS TAMBEM E´USADO EM OUTRAS AREAS DE TRABALHO A CORTIÇA NAO ENCONTRO NEM NAS CIDADES PROXIMAS SO EM GRANDES CENTROS (CIDADES). DEVEMOS TAMBEM PENSAR QUE NEM TODOS QUE IRAO PARTICIPAR TERAO A POSSIBILIDADE DE COMPRAR A CORTIÇA MAS PODEMOS DISCUTIR JA QUE SEREMOS UM GRUPO NADA QUE OUTRO POSSA COMPRAR E ENVIAR (CLARO QUE REEMBOLSANDO O AMIGO)
LELIO VIDA- Treinee
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Localização : CANANEIA== OU ==EMBU DAS ARTES
Re: Cortiça ou E.V.A.?
LELIO VIDA escreveu:COMO JA SITADO HA QUEM QUEIRA A CORTIÇA OUTROS O E.V.A. EU COMO SOU NOVATO NO FERREOMODELISMO ESTOU USANDO O E.V.A. DE 3MM POIS NO LUGAR ONDE MORO E´PRODUTO DE FACIL ACESSO POIS TAMBEM E´USADO EM OUTRAS AREAS DE TRABALHO A CORTIÇA NAO ENCONTRO NEM NAS CIDADES PROXIMAS SO EM GRANDES CENTROS (CIDADES). DEVEMOS TAMBEM PENSAR QUE NEM TODOS QUE IRAO PARTICIPAR TERAO A POSSIBILIDADE DE COMPRAR A CORTIÇA MAS PODEMOS DISCUTIR JA QUE SEREMOS UM GRUPO NADA QUE OUTRO POSSA COMPRAR E ENVIAR (CLARO QUE REEMBOLSANDO O AMIGO)
Importante observação Lelio. Em algumas regiões é mais difícil conseguir certos materiais e isso pode dificultar a construção dos módulos. Se bem que a utilização da cortiça ou E.V.A. no Free-mo.BR é considerada como material de escolha do modelista, e por isso constará em "Práticas Recomendadas" (PR) o material que tenha a melhor aceitação em relação a qualidade e resultado final, o outro material poderá figurar como segunda opção, justamente para atender o modelista que não consiga encontrar o material recomendado ou opte por uma solução de menor custo para seu módulo Free-mo.BR.
Re: Cortiça ou E.V.A.?
Estou de acordo com o nosso amigo RICA.
Importante observação Lelio. Em algumas regiões é mais difícil conseguir certos materiais e isso pode dificultar a construção dos módulos. Se bem que a utilização da cortiça ou E.V.A. no Free-mo.BR é considerada como material de escolha do modelista, e por isso constará em "Práticas Recomendadas" (PR) o material que tenha a melhor aceitação em relação a qualidade e resultado final, o outro material poderá figurar como segunda opção, justamente para atender o modelista que não consiga encontrar o material recomendado ou opte por uma solução de menor custo para seu módulo Free-mo.BR.
Importante observação Lelio. Em algumas regiões é mais difícil conseguir certos materiais e isso pode dificultar a construção dos módulos. Se bem que a utilização da cortiça ou E.V.A. no Free-mo.BR é considerada como material de escolha do modelista, e por isso constará em "Práticas Recomendadas" (PR) o material que tenha a melhor aceitação em relação a qualidade e resultado final, o outro material poderá figurar como segunda opção, justamente para atender o modelista que não consiga encontrar o material recomendado ou opte por uma solução de menor custo para seu módulo Free-mo.BR.
LUIZ CARLOS DO NASCIMENTO- Treinee
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Re: Cortiça ou E.V.A.?
Neste caso, minha sugestão é que, até mesmo para evitarmos uma polêmica desnecessária, deixarmos a escolha facultada ao membro, levando em conta algumas considerações como espessura do material por exemplo, dimensões das tiras, etc.
Deyler- Treinee
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Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 43
Re: Cortiça ou E.V.A.?
Também penso dessa forma Deyler,
O material pode ser escolha do modelista, constando em "Práticas Recomendadas" (PR) o uso da cortiça preferencialmente e como opção o E.V.A.
Apenas ficaria o "Norma Padrão" (NP) da espessura do leito da linha independente do material utilizado.
Sempre ouvi falar em 3mm, mas vendo vídeos promocionais da Frateschi é dito que poderia ser de 4mm.
O material pode ser escolha do modelista, constando em "Práticas Recomendadas" (PR) o uso da cortiça preferencialmente e como opção o E.V.A.
Apenas ficaria o "Norma Padrão" (NP) da espessura do leito da linha independente do material utilizado.
Sempre ouvi falar em 3mm, mas vendo vídeos promocionais da Frateschi é dito que poderia ser de 4mm.
Re: Cortiça ou E.V.A.?
Rica, no caso da espessura, podemos criar uma regra para a(s) linha(s) troncal(ais) com espessura maior e com espessura menor para pátios, linhas secundárias e linhas mortas. Com isso, assim como existe nas ferrovias reais, que possuem algumas linhas mais altas que as outras, teríamos esse efeito também na maquete, ganhando na questão visual. O que acha?
Deyler- Treinee
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 43
Re: Cortiça ou E.V.A.?
Deyler escreveu:Rica, no caso da espessura, podemos criar uma regra para a(s) linha(s) troncal(ais) com espessura maior e com espessura menor para pátios, linhas secundárias e linhas mortas. Com isso, assim como existe nas ferrovias reais, que possuem algumas linhas mais altas que as outras, teríamos esse efeito também na maquete, ganhando na questão visual. O que acha?
Gostei da idéia, me parece interessante...
A linha principal deve obedecer um Norma Padrão de altura do solo até o topo do "carril" (acho que é isso), então e espessura do leito da linha não pode influenciar nessa medida, a fim de garantir o perfeito encaixe em passagem dos trens de um módulo para o outro.
CORTIÇA X EVA
Eu prefiro a cortiça e na espessura 3mm. Visto que sair de casa em SP ( não tenho automóvel ) é sempre um problema quer de locomoção quer da relação custo X beneficio tenho adquirido ( a exceção da Rio Grande.. rs ) o material pelo correio.
Se vocês apontarem o navegador para KALUNGA verão quer a cortiça, quer o EVA quer as acrílicas de tampa verde da ACRILEX.
Encontrão sim tubos de óleos mas em quantidade para a própria geração a seguinte e a mais alem.
A reposta de deixar ao proprio intimo a escolha é valida, pois o que conta será a altura do trilho acabado.
Se vocês apontarem o navegador para KALUNGA verão quer a cortiça, quer o EVA quer as acrílicas de tampa verde da ACRILEX.
Encontrão sim tubos de óleos mas em quantidade para a própria geração a seguinte e a mais alem.
A reposta de deixar ao proprio intimo a escolha é valida, pois o que conta será a altura do trilho acabado.
Giancarlo Valente- Treinee
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Localização : Teresopolis - RJ - BR
Aqui tem Cortiça!
Caros Maquinas, achei uma empresa que vende a tão desejada de Cortiça aglomerada 0,60 x 0,90 x 3mm R$ 15,00:
http://www.paranacouros.com.br/#/flog/album/decora-o-corti-a/image-cortica-3-mm$id=161019&c=1343950331335
http://www.paranacouros.com.br/#/flog/album/decora-o-corti-a/image-cortica-3-mm$id=161019&c=1343950331335
Alexandre - SFTrens- Treinee
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Re: Cortiça ou E.V.A.?
Alexandre - SFTrens escreveu:Caros Maquinas, achei uma empresa que vende a tão desejada de Cortiça aglomerada 0,60 x 0,90 x 3mm R$ 15,00:
http://www.paranacouros.com.br/#/flog/album/decora-o-corti-a/image-cortica-3-mm$id=161019&c=1343950331335
Alexandre, assim que puder publique onde encontrou a cortiça de 4mm e o valor, conforme conversamos.
Acho que 5mm é muito alto mesmo.
A utilização do E.V.A. é contestada por alguns ferromodelistas em função da possibilidade de deterioração do material, segundo comentários o E.V.A. chega a ficar pegajoso. Não tenho como afirmar se tal resultado pode ou não ocorrer. Tenho em mente que o E.V.A., assim como a cortiça, estará "protegido" pelo empedramento, o que tecnicamente impossibilitaria que se percebesse esse efeito.
Em discussão em um fórum de ferromodelismo, a amiga Camila destacou, com bastante propriedade, que é melhor não arriscar trocar o certo pelo duvidoso, sendo que mesmo não havendo tempo hábil para se verificar a deterioração do E.V.A. nas maquetes em que tenha sido utilizado, o risco disso ocorrer faz pensar duas vezes, e talvez a diferença de custo pode não compensar a dor de cabeça no futuro.
Fica então definido que nas linhas principais utilizaremos a cortiça ou material equivalente de 4mm, mas precisamos definir se em ramais e linhas secundárias poderá ser de 3mm, sendo que nas normas do free-mo Standard e em nossa tradução até o momento temos o seguinte:
(CORREÇÃO)
Após discussões posteriores a esta data optamos por manter o padrão oficial com 5mm para o leito da linha.
Esta correção já consta no texto da Norma Padrão Oficial free-mo.br.
The Official Free-mo Standard
- Código:
S2.4 Roadbed shall be 1/4 inch cork or equivalent on 1/2 inch plywood or equivalent. Foam tops are acceptable if braced to prevent sagging or flexing.
Padrão Oficial Free-mo.BR
NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.
Última edição por Rica em Seg Set 14, 2015 8:57 pm, editado 3 vez(es)
Endurecimento da tira
Ebah... por vicio profissional não consigo ver uma norma que precise de outra para ser entendida.
Alem de eu mesmo não saber, pergunto: A. [/b]?
Alem de eu mesmo não saber, pergunto: A. [/b]?
Giancarlo Valente- Treinee
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 81
Localização : Teresopolis - RJ - BR
Re: Cortiça ou E.V.A.?
Giancarlo Valente escreveu:Ebah... por vicio profissional não consigo ver uma norma que precise de outra para ser entendida.
Alem de eu mesmo não saber, pergunto: A. [/b]?
GValente,
Eu também não entendi ao certo o que quer dizer o texto quando diz "...quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão", lembrando que se trata de um tradução feita pela ferramenta disponibilizada no Google, e possivelmente haja alguma falha. Coloco sempre o texto original em inglês antes do texto traduzido, para que os amigos possam opinar também sobre a tradução, sugerindo um entendimento melhor do que esteja escrito.
Cortiça 4mm
Bem,
Eu e o Fernando estamos procurando os materiais para fazer um módulo free-mo.br, e encontri a cortiça de 4mm nos seguintes sites:
Na Parana Couros
Cortiça aglomerada 0,60 x 0,90 x 4mm
valor R$20,00
Para quem preferir uma placa adesivada essa opção é válida, porém mais cara pois é bem menor.
CORTICA PLACA ADESIVA 290 X 290 X 4MM
valor R$10,60
O Alexandre - SFTrens, havia comentado comigo de colocar a cortiça de 5mm, mas pensava em usar duas tiras, uma de 3mm e outra de 2mm, cortada em larguras diferentes para simular a inclinação do leito da linha onde se aplica a brita. Essa espessura de 5mm (3mm + 2mm) está fora da especificação da Norma Padrão Oficial free-mo.br (NPO-freemobr), e fica alta, porém a ideia é válida, podendo-se utilizar de duas tiras de 2mm, totalizando 4mm conforme a NPO-freemobr.
Você pode optar por comprar a cortiça de 2mm e cortar uma tira com 34mm e outra com 30mm de largura, colando-as uma sobre a outra, assim terá 4mm de altura no leito do trilho e já criará a inclinação para assentar o trilho com as britas.
(CORREÇÃO)
Após discussões posteriores a esta data optamos por manter o padrão oficial com 5mm para o leito da linha.
Esta correção já consta no texto da Norma Padrão Oficial free-mo.br.
Padrão Oficial Free-mo.BR
NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.
Eu e o Fernando estamos procurando os materiais para fazer um módulo free-mo.br, e encontri a cortiça de 4mm nos seguintes sites:
Na Parana Couros
Cortiça aglomerada 0,60 x 0,90 x 4mm
valor R$20,00
Para quem preferir uma placa adesivada essa opção é válida, porém mais cara pois é bem menor.
CORTICA PLACA ADESIVA 290 X 290 X 4MM
valor R$10,60
O Alexandre - SFTrens, havia comentado comigo de colocar a cortiça de 5mm, mas pensava em usar duas tiras, uma de 3mm e outra de 2mm, cortada em larguras diferentes para simular a inclinação do leito da linha onde se aplica a brita. Essa espessura de 5mm (3mm + 2mm) está fora da especificação da Norma Padrão Oficial free-mo.br (NPO-freemobr), e fica alta, porém a ideia é válida, podendo-se utilizar de duas tiras de 2mm, totalizando 4mm conforme a NPO-freemobr.
Você pode optar por comprar a cortiça de 2mm e cortar uma tira com 34mm e outra com 30mm de largura, colando-as uma sobre a outra, assim terá 4mm de altura no leito do trilho e já criará a inclinação para assentar o trilho com as britas.
(CORREÇÃO)
Após discussões posteriores a esta data optamos por manter o padrão oficial com 5mm para o leito da linha.
Esta correção já consta no texto da Norma Padrão Oficial free-mo.br.
Padrão Oficial Free-mo.BR
NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.
Última edição por Rica em Seg Set 14, 2015 8:58 pm, editado 1 vez(es)
UMA ou DUAS tiras de cortiça
DUAS TIRAS: tem a vantagem de se usar uma placa de vidro sobre a qual aplicar a folha de cortiça e com uma regua de aço se faz um corte limpo e tranquilo na medida da "tira de baixo" e na "tira de cima". Justapondo-as por um dos "n" sistemas de cola, voce terá "dois degraus" os quais aplicando o lastro dão um acabamento satisfatorio, pois voce fara 2 passagens de cola branca diluida em água: um para o lastro da "tira de baixo" e ou espera a natureza secar ou acelera com o soprador/secador de cabelo. Ajustado lastro da "tira de baixo", voce vai para o lastro da "tira de cima" lastro este que - com as preocupações - passará pelos dormentes.
UMA TIRA: essa requer u'a mão forte.. firme.. máscula. Pois, alem de ser mais "cri cri" cortar 4 mm, voce terá que saber dar um chanfro na mesma para permitir "aquele" acabamento ao lastro.
UMA TIRA: essa requer u'a mão forte.. firme.. máscula. Pois, alem de ser mais "cri cri" cortar 4 mm, voce terá que saber dar um chanfro na mesma para permitir "aquele" acabamento ao lastro.
Giancarlo Valente- Treinee
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duas tiras facilitam a aplicação do lastro
Essa é a ideia, duas tiras deve facilitar a aplicação do lastro de brita.Giancarlo Valente escreveu:DUAS TIRAS: tem a vantagem de se usar uma placa de vidro sobre a qual aplicar a folha de cortiça e com uma regua de aço se faz um corte limpo e tranquilo na medida da "tira de baixo" e na "tira de cima". Justapondo-as por um dos "n" sistemas de cola, voce terá "dois degraus" os quais aplicando o lastro dão um acabamento satisfatorio, pois voce fara 2 passagens de cola branca diluida em água: um para o lastro da "tira de baixo" e ou espera a natureza secar ou acelera com o soprador/secador de cabelo. Ajustado lastro da "tira de baixo", voce vai para o lastro da "tira de cima" lastro este que - com as preocupações - passará pelos dormentes.
UMA TIRA: essa requer u'a mão forte.. firme.. máscula. Pois, alem de ser mais "cri cri" cortar 4 mm, voce terá que saber dar um chanfro na mesma para permitir "aquele" acabamento ao lastro.
Cortiça 5mm
Vejam essa imagem e notem a altura da cortiça utilizada no assentamento dos trilhos. Não há como contestar que se quisermos ter o prazer de ver nossos trens rodando suavemente além de escolher bons trilhos é preciso utilizar uma base segura e confiável.
Realmente a cortiça em 5mm deve fazer muita diferença, digo isso pela experiência com os trilhos assentados sobre o EVA.
Realmente a cortiça em 5mm deve fazer muita diferença, digo isso pela experiência com os trilhos assentados sobre o EVA.
NP 2.4 O leito da linha deve ter 5mm
- Código:
NP 2.4 O leito da linha deve ter 5mm, em cortiça ou material equivalente sobre compensado de 15mm ou madeira equivalente. Tiras de E.V.A. ou borracha são aceitáveis quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.
Revendo as normas acabamos por definir a base do leito dos trilhos em 5mm, preferencialmente feita em cortiça.
Pode-se utilizar a cortiça de 5mm ou duas tiras, uma de 3mm e outra de 2mm a fim de facilitar o ângulo de inclinação do lastro, cortando uma das tiras na espessura dos dormentes e a outra tira mais larga.
Em meu módulo utilizei material adquirido na Casa da Cortiça:
http://www.casadacortica.com.br/
LEITO DA LINHA = TRADUÇÃO COMPLICADA
Rica, tudo bem?
Faz um tempo que não passo por aqui! Por causa do trabalho, o hobby anda meio "na geladeira"!
Andei sondando a dúvida que surgiu sobre a tradução da S2.4 original que acabou virando a nossa NP 2.4 (Norma Padrão) e percebi que a tradução ficou meio diferente do sentido real...ou pelo menos o sentido que os americanos entendem ou querem dar à ela!
NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.
A tradução ficou exata na parte grifada em vermelho...dai pra frente eu faço algumas considerações (sugestões apenas!). O texto em inglês diz: on 1/2 inch plywood or equivalent. Traduzindo ao pé da letra: "sob madeira compensada de 1,27 mm" pois se fizermos as contas em polegadas (1 pol = 25,4mm), então 1/2 pol (0,5 pol) = 12,7 mm. Honestamente, se meus conhecimentos da Leroy Merlin não me deixam na mão, elas variam de 4, 6, 10, 15, 18, 20 e 25 milímetros. Aqui faço uma observação: Este compensado citado pelo texto é o que fecha o quadro ou estrutura do módulo (por cima)...é o que serve de tampo! Ou seja, podem ser usados o de 10 ou de 15 mm!
A próxima parte que é o "garrancho"!
O texto em inglês diz: Foam tops are acceptable if braced to prevent sagging or flexing.
Mais uma vez, antes de traduzir, precisamos fazer algumas observações. Os americanos, as vezes, utilizam o compensado para fechar o tampo do módulo, perfazendo as vezes do relevo....ou também utilizam a famosa espuma ou Foam Top. Só que esta espuma é aquela de isolamento acústico e térmico (muito usada na construção de paredes) que é diferente do isopor comum. Aqui, os mais curiosos devem procurar a diferença entre o XPS (extruded foam) e o EPS (expanded foam)! Quando se utiliza este Foam Top, faz-se necessário reforçar a estrutura do módulo com travessas ou braços para que a espuma não fique sem sustentação (arqueando ou vergando) e o modulo não fique sem reforço. Estes "braços" ficarão por baixo da espuma. Daí o nome em inglês: brace que quer dizer esteio ou suporte. É uma espécie de travamento que dará rigidez ao módulo e à espuma. Então, a tradução correta é: Espuma rígida é aceitável se travada para prevenir flacidez ou flexibilidade!
Resumindo, as tiras de EVA que são citadas na norma, são usadas apenas para substituir a cortiça sob os trilhos...apenas para reduzir o ruído causado pelo rodar das composições! Os americanos utilizam a cortiça ou o EVA por cima do compensado ou do Foam Top. Inclusive, muitos usam assentar os trilhos diretamente no Foam Top, sem o uso da cortiça ou do EVA, já que a espuma tem propriedades acústicas isolantes.
Para facilitar a compreensão eu tenho dois links que tem imagens que falam mais que mil palavras!
http://mrr.trains.com/how-to/build-model-railroad/2015/03/bench-tops-made-easy-with-foam
http://ttrak.wikidot.com/foam-topped-modules
Sobre o XPS e EPS
http://ww3.owenscorning.com/sciencedoesntlie/
Então, acredito que o texto da nossa NP 2.4 merece uma pequena revisão!
Rica, espero ter ajudado!!!
Abraços...
Faz um tempo que não passo por aqui! Por causa do trabalho, o hobby anda meio "na geladeira"!
Andei sondando a dúvida que surgiu sobre a tradução da S2.4 original que acabou virando a nossa NP 2.4 (Norma Padrão) e percebi que a tradução ficou meio diferente do sentido real...ou pelo menos o sentido que os americanos entendem ou querem dar à ela!
NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.
A tradução ficou exata na parte grifada em vermelho...dai pra frente eu faço algumas considerações (sugestões apenas!). O texto em inglês diz: on 1/2 inch plywood or equivalent. Traduzindo ao pé da letra: "sob madeira compensada de 1,27 mm" pois se fizermos as contas em polegadas (1 pol = 25,4mm), então 1/2 pol (0,5 pol) = 12,7 mm. Honestamente, se meus conhecimentos da Leroy Merlin não me deixam na mão, elas variam de 4, 6, 10, 15, 18, 20 e 25 milímetros. Aqui faço uma observação: Este compensado citado pelo texto é o que fecha o quadro ou estrutura do módulo (por cima)...é o que serve de tampo! Ou seja, podem ser usados o de 10 ou de 15 mm!
A próxima parte que é o "garrancho"!
O texto em inglês diz: Foam tops are acceptable if braced to prevent sagging or flexing.
Mais uma vez, antes de traduzir, precisamos fazer algumas observações. Os americanos, as vezes, utilizam o compensado para fechar o tampo do módulo, perfazendo as vezes do relevo....ou também utilizam a famosa espuma ou Foam Top. Só que esta espuma é aquela de isolamento acústico e térmico (muito usada na construção de paredes) que é diferente do isopor comum. Aqui, os mais curiosos devem procurar a diferença entre o XPS (extruded foam) e o EPS (expanded foam)! Quando se utiliza este Foam Top, faz-se necessário reforçar a estrutura do módulo com travessas ou braços para que a espuma não fique sem sustentação (arqueando ou vergando) e o modulo não fique sem reforço. Estes "braços" ficarão por baixo da espuma. Daí o nome em inglês: brace que quer dizer esteio ou suporte. É uma espécie de travamento que dará rigidez ao módulo e à espuma. Então, a tradução correta é: Espuma rígida é aceitável se travada para prevenir flacidez ou flexibilidade!
Resumindo, as tiras de EVA que são citadas na norma, são usadas apenas para substituir a cortiça sob os trilhos...apenas para reduzir o ruído causado pelo rodar das composições! Os americanos utilizam a cortiça ou o EVA por cima do compensado ou do Foam Top. Inclusive, muitos usam assentar os trilhos diretamente no Foam Top, sem o uso da cortiça ou do EVA, já que a espuma tem propriedades acústicas isolantes.
Para facilitar a compreensão eu tenho dois links que tem imagens que falam mais que mil palavras!
http://mrr.trains.com/how-to/build-model-railroad/2015/03/bench-tops-made-easy-with-foam
http://ttrak.wikidot.com/foam-topped-modules
Sobre o XPS e EPS
http://ww3.owenscorning.com/sciencedoesntlie/
Então, acredito que o texto da nossa NP 2.4 merece uma pequena revisão!
Rica, espero ter ajudado!!!
Abraços...
ALEXANDREGC- Op. Ferroviário
- Mensagens : 32
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia - Goiás
Re: Cortiça ou E.V.A.?
Com certeza está ajudando.
Se quiser pode até enviar o texto reeditado para esta NP com as alterações necessárias.
Se quiser pode até enviar o texto reeditado para esta NP com as alterações necessárias.
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