free-mo.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trilhos - quais usar?

+2
LELIO VIDA
Rica
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Sex Jul 20, 2012 10:03 pm

Quando falamos de trilhos estamos falando verdadeiramente da "base" do ferromodelismo.
É pelos trilhos que rodam os trens, e a qualidade desse item é fundamental para o bom resultado na construção de uma maquete.
Belas locomotivas e vagões passeando por cenários magnificamente decorados não resistem ao descarrilamento constante ou falta de contato.

Os fabricantes de trilhos para ferromodelismo oferecem boas opções, umas mais caras outras mais em conta. Nem sempre "o barato sai caro", nem sempre o "mais caro é melhor".
Na verdade o free-mo.br coloca a escolha dos trilhos como uma "Prática Recomendada (PR)", pois é possível escolher o fabricante do trilho que mais lhe agrade desde que atendam as "Normas Padrão" dos módulos Free-mo.BR após o assentamento.

Temos atualmente no mercado trilhos Cod.83 e Cod.100, ao menos estes são os que conheço que são mais utilizados pelos ferromodelistas. De forma geral vamos analisar aqui os dois tipos de trilho e qual fabricante oferece o produto que apresenta o melhor Custo-Benefício.


Última edição por Rica em Sex Ago 19, 2022 9:23 am, editado 4 vez(es)
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  LELIO VIDA Dom Jul 22, 2012 3:29 pm

BOM , COMO SOU NOVATO NO ASSUNTO DEIXO PARA OS QUE TEM MAIOR CONHECIMENTO NO ASSUNTO ESTA DISCUÇAO, EU POR ENQUANTO ESTOU USANDO OS TRILHOS E DESVIOS DO FABRICANTE NACIONAL (POR ENQUANTO ESTOU SATISFEITO)

LELIO VIDA
Treinee
Treinee

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 69
Localização : CANANEIA== OU ==EMBU DAS ARTES

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Dom Jul 22, 2012 8:04 pm

LELIO VIDA escreveu:BOM , COMO SOU NOVATO NO ASSUNTO DEIXO PARA OS QUE TEM MAIOR CONHECIMENTO NO ASSUNTO ESTA DISCUÇAO, EU POR ENQUANTO ESTOU USANDO OS TRILHOS E DESVIOS DO FABRICANTE NACIONAL  (POR ENQUANTO ESTOU SATISFEITO)

Lelio, eu também utilizei os trilhos e desvios do fabricante nacional na construção de uma maquete (ou projeto de uma maquete) que tive em casa - era uma chapa de MDF com trilhos presos com percevejos, e posteriormente esse material foi utilizado em meus módulos. Em uma maquete da ANPF também utilizamos os produtos da Frateschi, mas na reforma da outra maquete da ANPF foram utilizados desvios de outro fabricante, mas não me recordo qual era.

Tenho impressão que os produtos da Frateschi funcionam bem com locomotivas da Frateschi e até com algumas importadas, mas é mais comum se ter problemas com desvios da Frateschi do que com os da Atlas por exemplo.

Seria bom termos mais opiniões a respeito, não só sobre a marca, mas também sobre o "code". As normas do Free-Mo nos EUA orientam a utilização de trilhos code.83, devemos definir se no free-mo.br manteremos o code.83 ou code.100.


Última edição por Rica em Sex Ago 19, 2022 9:25 am, editado 2 vez(es)
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  LUIZ CARLOS DO NASCIMENTO Seg Jul 23, 2012 12:19 am

Bom dia meus amigos e ja usei os trilhos nacionais de niquel assim como o atlas ,devemos ver que o nacional e de facil aquisição o importado nem sempre o custo basicamente e o mesmo ;quanto aos desvios eu diria que o atlas e melhor escola mas devemos estudar mais estes assuntos .

LUIZ CARLOS DO NASCIMENTO
Treinee
Treinee

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 61
Localização : Cubatão

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Seg Jul 23, 2012 9:00 am

Bem lembrado Luiz.

A Frateschi, fabricante nacional de material de ferromodelismo, disponibiliza no mercado os trilhos Niquel Silver. Não tenho certeza, mas parece que esse produto foi lançado e depois de um período saiu de linha, retornando ao mercado há cerca de dois anos talvez.

O material do trilho certamente é de qualidade superior aos tradicionais trilhos feitos em latão. O que parece não ser de alta qualidade são os dormentes, ao menos nos trilhos de latão é comum o plástico envergar o trilho se soltar. As torções também ocasionam diferença na bitola.

Não encontrei no texto "The Official Free-mo Standard" a referência sobre o code dos trilhos, entretanto em "2.0 Frame and Legs" nos itens "S2.2 Single-track endplates" e "S2.3 Double-track endplates" aparecem imagens indicando que o trilho utilizado é o code.83.

Efetivamente qual é a diferença entre o Code.100 e o code.83?
Os trilhos Frateschi em Niquel Silver são code.100 ou code.83?
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Deyler Seg Jul 23, 2012 8:30 pm

Quanto aos trilhos, já vi opiniões convergentes e também divergentes quanto ao fabricante, perfil (code) e por aí vai. Pesquisando mais a fundo o assunto, tenho as seguintes ponderações:

PERFIL DO TRILHO

1. Na questão visual, o code 83 na teoria é o que mais se assemelha as ferrovias reais, quando observadas as relações de escala. No contexto geral, também possibilita uma visualização mais harmônica com o todo. Todavia as diferenças são pequenas.
2. Devido ao perfil do trilho code 83 (boleto, alma e patim menores em relação ao code 100), teremos problemas em rodar o material rodante cujas as rodas tenham os flanges maiores - caso de nosso fabricante nacional.
3. O custo do trilho code 100 em muitos casos, é relativamente menor quando comparado ao code 83. Porém temos vários fabricantes de "peso" que trabalham basicamente com trilhos code 83, cujo material é atestado por uma imensa gama de ferromodelistas ao redor do mundo.
4. Trilhos com perfil code 83 são todos importados. Nosso fabricante não trabalha com este perfil. Em relação ao code 100, o fabricante nacional possui tanto a linha de latão como de nickel silver.
5. Na questão visual também, a utilização de trilhos code 100 e code 83, possibilitam mesclar assim como nas ferrovias reais as diferentes dimensões (TR) de trilhos. Apesar da ligação demandar um cuidado maior, não é nada impossível de se fazer.

MATERIAL DO TRILHO (LATÃO X NICKEL SILVER)
5. No caso da fabricante nacional, quanto a disponibilidade, os trilhos de latão são mais fáceis de serem encontrados em relação ao de nickel silver. Porém quanto a manutenibilidade os de nickel silver se sobressaem, uma vez que a qualidade do material é superior ao latão.
6. A limpeza e conservação dos trilhos de nickel silver também são mais "fáceis" em relação aos de latão.

TIPO DO TRILHO (RÍGIDO X FLEXÍVEL)
7. Trilhos flexíveis apesar de demandarem um cuidado maior no seu assentamento, proporcionam uma geometria melhor em relação aos trilhos rígidos.

Bem estas são algumas das considerações que inicialmente faço sobre os trilhos, tomando por base pesquisas e discussões que tenho acompanhado desde que iniciei no ferromodelismo. Peço que analisem, e façam suas considerações também.
Agora em relação a minha escolha, segue:

Trilhos flexíveis da Atlas de nickel silver code 100 (embora possamos lançar mão dos code 83 em alguns ramais ou pátios, lembrando que restringiríamos o material rodante nestes ramais e pátios). AMVs também da Atlas, embora tenhamos outras marcas excelentes (Shinohara, Peco - necessário confirmar se possuem no code 100).

Deyler
Treinee
Treinee

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Ter Jul 24, 2012 2:15 pm

Deyler escreveu:
...2. Devido ao perfil do trilho code 83 (boleto, alma e patim menores em relação ao code 100), teremos problemas em rodar o material rodante cujas as rodas tenham os flanges maiores - caso de nosso fabricante nacional.

Sobre a questão das flanges dos rodeiros os trilhos code.83 são ideais para as locomotivas importadas, mas as locomotivas nacionais rodam ou tem problemas e descarrilam?
Nos trilhos code.100, ideais para as locomotivas nacionais, as locomotivas importadas rodam normalmente ou não? Somente em desvios nacionais ocorrem problemas com locomotivas importadas?

Quem tem experiências nesses casos e pode dar mais explicações?
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty TRILHOS-QUAIS USAR

Mensagem  LELIO VIDA Ter Jul 24, 2012 6:05 pm

COMO JA DISSE ANTERIOMENTE DEIXARIA ESTA QUESTAO COM PESSOAS MAIS EXPERIENTES . MAIS PEÇO QUE PROCUREM POR TRILHOS QUE POSSAMOS TANTO USAR MATERIAL RODANTE IMPORTADOS COMO O NACIONAL SE NAO NAO HAVERIA DE SER FREE-MO "BR" E EU TERIA QUE FICAR DE FORA SO VENDO OUTROS MATERIAS RODANDO E OS MEUS (NACIONAL) NAS CAIXAS . POR FAVOR TENHAMOS O BOM SENSO, NO NOSSO FREE-MO BR QUE TODOS OS FABRICANTES POSSAM RODAR

LELIO VIDA
Treinee
Treinee

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 69
Localização : CANANEIA== OU ==EMBU DAS ARTES

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Deyler Ter Jul 24, 2012 6:41 pm

Rica escreveu:
Deyler escreveu:
...2. Devido ao perfil do trilho code 83 (boleto, alma e patim menores em relação ao code 100), teremos problemas em rodar o material rodante cujas as rodas tenham os flanges maiores - caso de nosso fabricante nacional.

Sobre a questão das flanges dos rodeiros os trilhos code.83 são ideais para as locomotivas importadas, mas as locomotivas nacionais rodam ou tem problemas e descarrilam?
Nos trilhos code.100, ideais para as locomotivas nacionais, as locomotivas importadas rodam normalmente ou não? Somente em desvios nacionais ocorrem problemas com locomotivas importadas?

Quem tem experiências nesses casos e pode dar mais explicações?

Rica vamos por partes:

1. No caso dos trilhos code 83, como a altura do mesmo é relativamente menor quando comparado ao code 100, as locomotivas que possuem rodas com flanges maiores - como é o caso da Frateschi em especial - tendem a descarrilar e literalmente não parar sobre os trilhos.
OBS: Isto pode ser contornado, substituindo as rodas com flanges maiores por rodeiros RP-25 (padrão NMRA) que a Frateschi também fabrica senão me engano. Só não sei se existe adequação para todas as locomotivas. Também não sei se é viável, uma vez que poderemos mais afugentar novos membros do que aproximá-los caso decidirmos que isso será via de regra.

2. No caso dos trilhos code 100, rodam perfeitamente locomotivas nacionais e importadas, desde que obedecido alguns pontos chaves como: excelente assentamento dos trilhos, curvas que atendam o raio mínimo necessário para rodarem locomotivas de grande porte (em especial as com truque C-C, BB-BB ou D-D), ligação elétrica eficiente e por aí vai. Questões que todos sabemos ou mesmo temos noção da necessidade.

3. Quanto aos AMVs a única consideração que faço é em relação a qualidade do material. Confesso que não sei como anda a qualidade do material Frateschi nestes últimos anos, portanto não me sinto no direito de dizer se é o mais indicado ou não. O problema que conheço, não era relacionado a questão das locomotivas importadas não rodarem, mas sim à qualidade do material propriamente dito, que em alguns casos não funcionava direito. Todavia, já vi maquetes que utilizam AMVs Frateschi e rodam perfeitamente locomotivas importadas quanto nacionais. Mais uma vez, acredito que o fator assentamento e manutenção totalizam 50% do sucesso seja dos trilhos, seja dos AMVs e demais acessórios.

Mais uma vez indico que a melhor pedida neste momento é a utilização dos trilhos CODE 100. Nacional ou importado, fica a gosto do freguês. A única ressalva que faço é testarmos a compatibilidade do encaixe destes trilhos, que acredito não será problema.
Todavia, a questão do material dos trilhos (latão ou nickel silver) neste caso, sugiro não deixar facultado ao membro decidir. Embora um pouco mais caros, a qualidade do nickel silver é melhor, além de que demandar menos manutenção desde que bem cuidado. Reforço esta ideia, pois acredito que poderemos ter problemas caso optemos por utilizar os de latão também.

Deyler
Treinee
Treinee

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty TRILHOS-QUAIS USAR

Mensagem  LELIO VIDA Qui Jul 26, 2012 8:16 pm

QUANTO AOS TRILHOS E AMVs SE NO CODE 100 RODAM NACIONAIS E IMPORTADOS TA AI A QUALIFICAÇAO DESTES. SE É NIKEL SILVER OU OUTRO IMPORTADO FALTA DECIDIR , E ESTA PARTE DEVE SIM SER (NP) PORQUE ? JA PENSARAM EU USANDO TRIHLOS DE NIKEL SILVER FRATESCHI OUTRO USANDO ATLAS OUTRO USANDO OUTRA MARCA VAI HAVER MUITOS PROBLEMAS PARA O MATERIAL RODANTE E NOS ENCAIXES CADA UM COM O SEU QUE SEMPRE E´O MELHOR.

LELIO VIDA
Treinee
Treinee

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 69
Localização : CANANEIA== OU ==EMBU DAS ARTES

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Qui Jul 26, 2012 10:40 pm

Deyler, suas informações foram essenciais.
Creio que o Lélio, pelo que entendi também acredita que o code 100 seja a melhor opção.
Uma vez que estamos adaptando o Free-mo para o Brasil, nada mais coerente que manter o code 100 como NP.

Já em relação ao material do trilho, Nickel Silver ou Latão, creio que seja interessante inserir como PR utilizar os trilhos Nickel Silver e evitar os de latão em função dos problemas com manutenção e limpeza.

Outra dúvida que tenho, e talvez o que o Lélio tenha se referido sobre o uso de trilhos de marcas diferentes possivelmente gerar problemas, é sobre os dormentes.
Há algum tempo tive em casa algumas barras de trilho da um fabricante que não me lembro o nome, mas nitidamente os dormentes tinham dimensões diferentes dos da Frateschi.
A altura dos dormentes é o que realmente importa, pois se houver diferenças a cabeça do trilho estará desnivelada de um para o outro, e consequentemente haverá um "degrau".
Portanto a minha pergunta é se os dormentes dos trilhos Frateschi e Atlas, ambos code 100, tem as mesmas dimensões?
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Sex Jul 27, 2012 11:43 am

Estava lendo algumas publicações de um fórum, Amantes da Ferrovia e encontrei uma explicação da Camila, que aliás conhece muito de ferromodelismo e maquetes.

Toma a liberdade de reproduzí-lo aqui:

"... RP-25 é a altura dos flanges e essa altura é aquela pradronizada pela NMRA. Todas as locomotivas e vagões americanos (e hoje muitas máquinas européias) são equipadas com esse tipo de rodeiros com flanges menores. Flange, como todos sabemos, é aquele ressalto na parte interna da roda que permite que as locomotivas e vagões fiquem nos trilhos. A Frateschi, à exceção da Consolidation e da Ten-Wheeler, exporta suas máquinas para o território americano com rodas em RP-25. A NEM (Norma Européia de Modelismo) -seguida pela Frateschi - adota em geral flanges bem maiores com praticamente o dobro do tamanho. Isso para a maioria dos desvios fabricados pelos americanos é desaconselhável já que as valetas que se encontram no jacaré ou no diamante (o coração do AMV de forma triangular) é muito rasa o que provoca solavancos em rodeiros com flanges maiores! Um grande abraço!"
Código:
http://amantesdaferrovia.com.br/group/ferreomodelismo?groupUrl=ferreomodelismo&id=4981239%3AGroup%3A162&page=2#comments
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Opsss! Encontrei a referência sobre o code dos trilhos ...

Mensagem  Rica Sex Jul 27, 2012 12:46 pm

Aqui está a referência sobre o code dos trilhos do free-mo Standard nos EUA

Código:
S3.10 Track on the through route of a Mainline module must ALL be Code 83 nickel-silver rail without exception.

S3.11 Sidings, spurs and other tracks of a Mainline Module may be Code 83 or smaller, but shall be no less than Code 40.

NP 3.10 No módulo de linha Principal todos os trilhos da via de movimento devem ser Code 83 nickel silver, sem exceção.

NP 3.11 Desvios, agulhas e outros trilhos de um módulo de Linha Principal podem ser code 83 ou menor, mas não devem ser menos do que o code 40.


Ou seja...

Ao invés de uma Prática Recomendada (PR) o code do trilho passa a figurar entre as Normas Padrão (NP). e a partir de agora o tópico será movido para Normas Padrão.
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Deyler Sex Jul 27, 2012 2:49 pm

Rica escreveu:Deyler, suas informações foram essenciais.
Creio que o Lélio, pelo que entendi também acredita que o code 100 seja a melhor opção.
Uma vez que estamos adaptando o Free-mo para o Brasil, nada mais coerente que manter o code 100 como NP.

Já em relação ao material do trilho, Nickel Silver ou Latão, creio que seja interessante inserir como PR utilizar os trilhos Nickel Silver e evitar os de latão em função dos problemas com manutenção e limpeza.

Outra dúvida que tenho, e talvez o que o Lélio tenha se referido sobre o uso de trilhos de marcas diferentes possivelmente gerar problemas, é sobre os dormentes.
Há algum tempo tive em casa algumas barras de trilho da um fabricante que não me lembro o nome, mas nitidamente os dormentes tinham dimensões diferentes dos da Frateschi.
A altura dos dormentes é o que realmente importa, pois se houver diferenças a cabeça do trilho estará desnivelada de um para o outro, e consequentemente haverá um "degrau".
Portanto a minha pergunta é se os dormentes dos trilhos Frateschi e Atlas, ambos code 100, tem as mesmas dimensões?

Rica seu questionamento é bem pertinente. Realmente poderemos ter um problema aqui, pois na junção de dois módulos é que a "coisa" tem de ser perfeita. Podemos resolver isso quando ocorrer, limando as cabeças dos trilhos para que não fiquem degraus entre um e outro. Agora em contrapartida, se o proprietário do módulo resolver inserir uma nova seção neste módulo, mantendo o mesmo fabricante do trilho usado anteriormente, exatamente onde a cabeça do trilho foi limada, ele terá que também limar este novo trilho para se adequar. É coisa pouca, mas pode ser que na questão visual impacte de alguma forma.
Quanto as dimensões dos trilhos flexíveis CODE 100 Atlas ou Frateschi, essa também vou ficar devendo. Vamos esperar ver se alguém se manifesta por aqui. Caso não, solicitamos ajuda na página do Cartel Caipira.

Deyler
Treinee
Treinee

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Sáb Jul 28, 2012 8:37 am

Deyler escreveu:Rica seu questionamento é bem pertinente. Realmente poderemos ter um problema aqui, pois na junção de dois módulos é que a "coisa" tem de ser perfeita. Podemos resolver isso quando ocorrer, limando as cabeças dos trilhos para que não fiquem degraus entre um e outro. Agora em contrapartida, se o proprietário do módulo resolver inserir uma nova seção neste módulo, mantendo o mesmo fabricante do trilho usado anteriormente, exatamente onde a cabeça do trilho foi limada, ele terá que também limar este novo trilho para se adequar. É coisa pouca, mas pode ser que na questão visual impacte de alguma forma.
Quanto as dimensões dos trilhos flexíveis CODE 100 Atlas ou Frateschi, essa também vou ficar devendo. Vamos esperar ver se alguém se manifesta por aqui. Caso não, solicitamos ajuda na página do Cartel Caipira.

Deyler, pelo que entendi lendo as normas do Free-mo Standard essas situações de desnível acabam sendo solucionadas com ajustes do pés dos módulos. Já na confecção dos módulos que fiz na ANPF utilizei pés rosqueáveis por indicação do meu irmão - SF Trens (Alexandre). As possíveis diferenças de altura dos trilhos são solucionadas com uma giradinha pra cá ou pra lá. Creio que seja melhor utilizar o ajuste dos pés do que propôr a um ferromodelista limar seus trilhos, pois limar o trilho para ajustar à um módulo em uma montagem, pode gerar o degrau quando este módulo free-mo.br for montado encaixando-se à outro módulo.

Consta como "S" (Standard) para eles e "NP" (Norma Padrão) para nós:
Código:
The Official Free-mo Standard
S2.9 Legs shall have continuous adjustment of plus or minus 1 inch (screw type foot).
Padrão Oficial free-mo.br
NP 2.9 As pernas devem ter um ajuste contínuo de mais ou menos 1 polegada (pé tipo de parafuso).




Acredito que nossa opção será realmente uma NP de trilhos code.100 nickel silver, sendo necessário apenas fazer uma pesquisa de mercado para sabermos quais fabricantes disponibilizam este produto, o custo e facilidade de aquisição.

Encontrei essas referências no site da Centro-Oeste

Perfis de trilhos em HO
Código H (mm) Fabricantes
(115) 2,91 Frateschi
Code 100 2,54 Atlas, Roco, Shinohara, Tyco, Railcraft e outros
Code 83 2,11 Shinohara, Walthers, PSCo, Railcraft (*)
Code 75 1,90 Roco
Code 70 1,78 Shinohara, PSCo, Railcraft
Code 55 1,40 Railcraft
Code 40 1,02 Railcraft

fonte:
Código:
http://vfco.brazilia.jor.br/maquete/via/codigos-dos-trilhos-em-ferreomodelismo.shtml


Última edição por Rica em Ter Jan 01, 2013 8:18 am, editado 1 vez(es)
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Michel Figueiró Garcia Seg Jul 30, 2012 9:55 pm

Olá!

Olha, não sou muito expert no assunto, mas os trilhos da frateschi até recentemente não vinham no padrão 100....eram bem maiores. Faz uns dois anos que começaram a fabricar code 100 pra valer. Se alguem tiver em casa trilhos atlas 100 e frateschi (novo!) code 100, seria de grande ajuda comparar e postar aqui.

Mas em todo o caso meu voto vai pra atlas code 100 como padronização.
Abç!

Michel Figueiró Garcia
Treinee
Treinee

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/07/2012
Localização : São Paulo - SP- Santo Amaro

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Qui Ago 02, 2012 9:05 pm

Recebi um e-mail de um amigo que recentemente utilizou os trilhos flexíveis em latão da Frateschi, experiência da qual não traz boas recordações.

Ele diz:

Rica, estava lendo seu fórum sobre o Free Mo BR, e indico, se possível, a utilização dos trilhos Atlas Code 100.

Sabemos bem que a qualidade do trilho flexível Frateschi é sofrível. Dormentes quebram com facilidade, falta padronização, os desvios são horríveis, ou seja, dá mais dor de cabeça do que solução. Vide aquela maquete que inventamos de reformar e que só deu dor de cabeça...

Notei também que as pontas dos módulos, os dormentes frateschi sempre quebram...

Outro problema é a adoção de módulo/secção de 1m, pois é necessário cortar trilho. O ideal seria o tamanho de um trilho flexível como padrão.

Sobre o "code", acredito que fechamos questão no code.100 como NP. Já sobre o material, Nickel Silver ou latão, no Free-mo Standard também consta o Nickel Silver, e se seguirmos essa norma teremos como Norma Padrão Free-mo.BR code.100 Nickel Silver nas linhas principais "sem exceção".

Os norte-americanos não comentam nada sobre fabricante, já li algo sobre trilhos em módulos free-mo de alguns grupos que utilizaram Atlas e Peco, porém parece que a escolha ficou à critério do modelista. Não há referência a não utilizar os trilhos de determinado fabricantes, mas devemos nos atentar que lá eles não tem o material da Frateschi.

Gostaria de saber se alguém utilizou recentemente os trilhos flexíveis code.100 nickel silver e qual é a opinião sobre o material, principalmente das grades dos dormentes. Ainda tenho a impressão que muitos ferromodelistas irão preferir utilizar o material code.100 Nickel Silver de fabricação nacional por questões de preço e facilidade de aquisição.
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  ALEXANDREGC Sex Ago 03, 2012 9:58 pm

A questão é se o nacional já está na medida code 100 ou se ainda é +/-115.....até pq, se passaram a fabricar code 100 há pouco tempo, a maioria das lojas deve estar vendendo seus estoques velhos de code 115. Acho que seria melhor se estabelecer como norma definitiva a utilização de code 100 (real). Nesse caso só restam os fabricantes importados. Perderíamos no custo mas ganharíamos na qualidade!

ALEXANDREGC
Op. Ferroviário
Op. Ferroviário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia - Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Sáb Ago 04, 2012 7:41 am

ALEXANDREGC escreveu:A questão é se o nacional já está na medida code 100 ou se ainda é +/-115.....até pq, se passaram a fabricar code 100 há pouco tempo, a maioria das lojas deve estar vendendo seus estoques velhos de code 115. Acho que seria melhor se estabelecer como norma definitiva a utilização de code 100 (real). Nesse caso só restam os fabricantes importados. Perderíamos no custo mas ganharíamos na qualidade!

Acho que essa questão trata-se de qualidade como mencionou, mas fundamentalmente refere-se ao bom funcionamento das locomotivas e vagões. Se não tivermos cuidado com os trilhos teremos problemas na operação das composições.

Vamos nos mobilizar para conseguir a informação da medida exata dos trilhos nacionais.

Creio que devemos definir o trilho sendo code.100 como NP, e a utilização dos trilhos da Atlas como PR, se os trilhos nacionais estiverem dentro do padrão podem ser utilizados por escolha do modelista. O que acham?
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  ALEXANDREGC Sáb Ago 04, 2012 6:32 pm

Rica escreveu:Acho que essa questão trata-se de qualidade como mencionou, mas fundamentalmente refere-se ao bom funcionamento das locomotivas e vagões. Se não tivermos cuidado com os trilhos teremos problemas na operação das composições.

Vamos nos mobilizar para conseguir a informação da medida exata dos trilhos nacionais.

Creio que devemos definir o trilho sendo code.100 como NP, e a utilização dos trilhos da Atlas como PR, se os trilhos nacionais estiverem dentro do padrão podem ser utilizados por escolha do modelista. O que acham?

Sou a favor de adotar o modelo code.100 como padrão para as linhas principais independente da marca, e code.100 ou code.83 para ramais como opção de livre escolha do modelista.

Porém, pelo próprio aumento da qualidade com o material da via permanente, fica quase que determinante a utilização de rodeiros RP-25 nas locos e vagões. Será que, pensando assim, eu estaria sendo muito exigente?!

ALEXANDREGC
Op. Ferroviário
Op. Ferroviário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia - Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Deyler Seg Ago 06, 2012 7:21 am

ALEXANDREGC escreveu:
Rica escreveu:Acho que essa questão trata-se de qualidade como mencionou, mas fundamentalmente refere-se ao bom funcionamento das locomotivas e vagões. Se não tivermos cuidado com os trilhos teremos problemas na operação das composições.

Vamos nos mobilizar para conseguir a informação da medida exata dos trilhos nacionais.

Creio que devemos definir o trilho sendo code.100 como NP, e a utilização dos trilhos da Atlas como PR, se os trilhos nacionais estiverem dentro do padrão podem ser utilizados por escolha do modelista. O que acham?

Sou a favor de adotar o modelo code.100 como padrão para as linhas principais independente da marca, e code.100 ou code.83 para ramais como opção de livre escolha do modelista.

Porém, pelo próprio aumento da qualidade com o material da via permanente, fica quase que determinante a utilização de rodeiros RP-25 nas locos e vagões. Será que, pensando assim, eu estaria sendo muito exigente?!

Alexandre, creio que no caso de definirmos os rodeiros RP-25 como obrigação, limitará em muito a participação de grande parte dos ferromodelistas brasileiros. Digo isso, pois acredito que cerca de 70% dos ferromodelistas brasileiros só possuem material nacional com os rodeiros cujo flange é maior. Dos 30% restantes, 60% possuem material mesclado (importados com rodeiros RP-25 e nacionais com rodeiro cuja flange é maior).
Todavia, podemos sim definir a utilização dos rodeiros RP-25 como prática recomendada, e aos poucos ir criando a cultura de utilização dos mesmos.
Mas vamos continuar a discussão. O nível do conteúdo tratado está muito bacana.

Deyler
Treinee
Treinee

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/07/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Seg Ago 06, 2012 8:08 am

Sobre rodeiros RP25 pelo que entendi são ideais para os trilhos code 83, ou o contrário, os trilhos code.83 são ideias para rodeiros RP25.
O Deyler destacou uma questão importante, pois o fabricante nacional utiliza normas europeias e a grande maioria dos ferromodelistas inicia sua frota com material nacional. Creio que seja viável termos um NP sobre o code.100, e PR sobre o fabricante dos trilhos. Rodeiros RP25 podem ser uma PR apenas, destacando os benefícios de sua utilização, mas deixando essa alteração à critério do ferromodelista, afinal o custo da troca dos rodeiros de uma frota de 100 ou 200 vagões pode afastar ferromodelistas do Free-mo.BR.

Eu mesmo teria problemas, aliás estou me desfazendo de algumas locomotivas e vagões por questões financeiras, mas em minha última contagem de vagões o total passava de 420 unidades, e para mim seria inimaginável trocar os rodeiros de todos.


Última edição por Rica em Sáb Set 01, 2012 8:04 pm, editado 1 vez(es)
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  ALEXANDREGC Sex Ago 31, 2012 9:26 pm

Rica,

Depois de suas considerações eu acabei pensando bem e passei a concordar contigo acreditando que seria excesso de zelo imaginar que a ideia de utilizar RP-25 fosse uma NP.
Dependendo da quantidade de equipamentos o custo se tornaria pesado!
E vamos que vamos!!!

ALEXANDREGC
Op. Ferroviário
Op. Ferroviário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia - Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Rica Dom Mar 24, 2013 8:40 pm

Ficamos então com essa redação no Padrão oficial free-mo.br


NP 3.9 Deve haver um mínimo de 30cm de trilhos em linha reta entre as curvas reversas.

NP 3.10 Na Linha Principal de um Módulo free-mo.br os trilhos da via de movimento devem ser code.100 nickel silver, sem exceção.

Provavelmente utilizemos uma PR para orientar aos ferromodelistas quanto ao fabricante dos trilhos.
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  ALEXANDREGC Dom Mar 24, 2013 9:43 pm

Caros amigos Rica, Deiler e Lelio Vida...
Andei percebendo que alguns sites de venda de material nacional traz nas informações sobre os trilhos a propaganda de que são code 100. Fiquei sabendo em algum forum que o fabricante nacional estaria sim, produzindo uma série nova de trilhos devidamente no padrão code 100 (2,54 mm) e não mais no padrão 115 (2,91 mm) como foi mostrado no quadro neste tópico. E ai? Qual é a realidade do fabricante nacional nos dias de hoje? Se eu comprar material pela internet, posso confiar que estarei comprando code 100 real ou corro o risco de pegar estoques antigos misturados com estoques novos?
Alguém com mais experiência no assunto pra dar opinião?

Abraços

ALEXANDREGC
Op. Ferroviário
Op. Ferroviário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia - Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Trilhos - quais usar? Empty Re: Trilhos - quais usar?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos