free-mo.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DC ou DCC ?

2 participantes

Ir para baixo

DC ou DCC ? Empty DC ou DCC ?

Mensagem  Rica Seg Jul 23, 2012 1:59 pm

Mais uma dúvida enquanto lia "The Official Free-mo Standard" e o texto traduzido (ou quase! rsrsrs) pelo Google, "Padrão Oficial Free-mo.BR".

DC (analógico) ou DCC (digital) ?

Sem dúvida o sistema DCC é o mais interessante por ser capaz de reproduzir com mais realismo o trabalho nas ferrovias, principalmente quando as locomotivas forem equipadas com som. A evolução leva ao DCC, mas ainda temos grande parte de ferromodelistas operando suas maquete em DC.

O padrão Free-mo Standard nos EUA, como podemos perceber no texto original determina o DCC com uma Norma Padrão, colocando como norma padrão a existência de "jacks" nas laterais dos módulos Free-mo no padrão dos conectores dos controles digitais da Digitrax, provavelmente por ter sido o modelo e fabricante de DCC homologado para o Free-mo nos EUA.

Código:
5.0 Control
S5.1 LocoNet compliant DCC and accessories are standard for interoperability within and between Free-mo groups. For more information about LocoNet Technical specifications consult the Digitrax website.


5,0 Controle
S5.1 DCC compatível LocoNet e acessórios são padrão para a interoperabilidade e entre grupos Free-mo. Para mais informações sobre especificações técnicas do LocoNet consultar o site Digitrax.


Como devemos proceder?
Decidir pelo DCC ou criar uma opção em que o DC e o DCC possam ser utilizados alternadamente?

O custo de conexões e fiação elétricas, chaves liga/desl, tempo e mão de obra para elaborar todo o projeto das ligações de uma maquete em sistema analógico está em concordância com o conceito Free-mo?

O Custo x Benefício de um sistema reversível DC x DCC é viável?
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DC ou DCC ? Empty DCC

Mensagem  Bruno F. Pinheiro Qui Dez 19, 2013 10:57 am

Olá, ainda não tenho Locomotiva com DCC.
Eu tenho que adquirir uma?

É possível transformar uma DC para DCC, só que é seguro essa modificação?
Bruno F. Pinheiro
Bruno F. Pinheiro
Treinee
Treinee

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

DC ou DCC ? Empty Re: DC ou DCC ?

Mensagem  Rica Qui Dez 19, 2013 8:06 pm

Bruno F. Pinheiro escreveu:Olá, ainda não tenho Locomotiva com DCC.
Eu tenho que adquirir uma?

É possível para uma DC para DCC, só que é seguro essa modificação?

Bruno, não é necessário adquirir nem mesmo transformar suas locomotivas DC em DCC. Essa é uma preocupação que temos, ou seja, permitir que os ferromodelistas rodem seus trens em ambos os sistemas, analógico (DC) ou digital (DCC).

Estamos ainda definindo parâmetros, mas acredito que em reuniões e eventos futuros teremos participantes com locomotivas Dc e DCC, e será possível rodar os trens de diferentes sistemas, apenas tomando os cuidados necessários para que a operação DC ou DCC seja realizada sem riscos aos modelos.
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DC ou DCC ? Empty DCC deve ser adotado como NP (Norma Padrão)

Mensagem  Rica Seg Mar 31, 2014 7:11 am

Em nossa reunião neste domingo, recebemos a visita do Sr. Sebastian Burone. Conversamos bastante sobre o projeto free-mo.br e recebemos muitas orientações a respeito do sistema DCC.

Tínhamos a ideia de tentar conciliar o uso do sistema de alimentação DC e DCC alternadamente. A fim de permitir que os ferromodelistas que ainda possuam locomotivas no sistema analógico (DC) pudessem rodá-las em layouts free-mo.br pensávamos em manter as tradicionais chaves liga/desliga que alimentam ou cortam a energia em determinados trechos das linhas nas maquetes. Dessa forma haveria condições de se rodar locomotivas no sistema DCC mantendo todas as chaves das linhas de movimento na posição "ligada". Quando um ferromodelista fosse utilizar o sistema DC as chaves deveriam ser posicionadas de acordo com o destino da locomotiva.

Após conversarmos com o novo amigo, Sr. Burone, pudemos perceber que o fato de se manter o sistema de chaves liga/desliga para a alimentação e corte de energia em certos trechos e também em pátios e ramais, demandaria não apenas um trabalho adicional com cortes de trilhos, solda de fios, passar essa fiação e instalar chaves em pequenos painéis, mas também traria excessiva mão de obra e cuidados com as operações de trens nos layouts free-mo.br em função de se atentar para evitar que alguma chave estivesse "ligada" e passasse energia para trechos onde estivessem paradas locomotivas DCC. Outra dificuldade que enfrentaríamos seria o controle de direção e velocidade que nos obrigaria a criar painéis de controle complexos para comandar as locomotivas, ainda que fossem painéis locais, instalados no próprio módulos.

De qualquer forma estaríamos criando mais dificuldades do que propriamente gerando benefícios se optássemos pelos dois sistemas alternados, DC e DCC, afinal a prática do ferromodelismo aponta para a utilização do sistema digital em maior escala a cada dia.

Dessa forma concluímos que o sistema digital DCC deve ser uma Norma Padrão (NP) também no free-mo.br, seguindo o mesmo conceito dos nossos irmãos do norte das Américas.

Além de nos brindar com seu conhecimento, o Sr. Burone comprometeu-se a nos auxiliar no desenvolvimento dos painéis e placas de circuito para os diferentes distrito de energia do DCC que são instaladas nas laterais dos módulos e permitem que o ferromodelista se movimente ao longo do percurso acompanhando sua composição e conecte seu controle da mão próximo de onde esteja sua locomotiva.
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DC ou DCC ? Empty Re: DC ou DCC ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos