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O PADRÃO FREE-MO.BR - abr/2022

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Mensagem  Rica Qua Ago 17, 2022 7:01 pm

O PADRÃO FREE-MO.BR
ÍNDICE
1.0 introdução
2.0 Quadro e Pernas
3.0 Linha
4.0 Fiação
5.0 Controle
6.0 Cenário
7.0 Glossário
8.0 Histórico de revisões
Anexos de arquivo
LEGENDA
NP xy, onde x. e y são números – exemplo: NP2.15
PR xy, onde x. e y são números – exemplo: PR5.11
FAQ abx.y, onde ab são N ou PR, e x. e y são números – exemplo FAQ NP1.7, FAQ PR3.2

NP = Norma Padrão. Todos os módulos Free-moBR e os participantes devem estar em conformidade com a exigência da Norma Padrão declarada.

PR = Prática Recomendada. Estes são procedimentos ou especificações que são fortemente recomendados para a confiabilidade máxima ou fidelidade.

FAQ = Perguntas Frequentes / respostas que explicam o raciocínio por trás de um padrão particular ou Prática Recomendada. Página de perguntas frequentes do Free-moBR .

1.0 INTRODUÇÃO
NP1.1 O objetivo das Normas Padrão Oficial Free-moBR é fornecer uma plataforma para modelagem protótipo em um ambiente flexível e modular. Os módulos free-mo.br não fornecem somente trilhos para operar modelos realísticos mas também enfatizam um cenário realístico e plausível; um trabalho de operações e manutenção de linhas realístico e durável. O Free-moBR foi projetado para dar continuidade ao avanço do modelo de maquetes modulares de ferromodelismo e levá-los à altos níveis. Isto vai além do tradicional “setup” de circuito fechado com a criação de um universo modular projetado de “forma livre” que é de operações orientadas e fortemente influenciadas pela ferrovia protótipo, ou seja, operações reais ponto-a-ponto.

NP1.2 Interoperabilidade: O Padrão do Free-moBR é um conjunto de requisitos para a construção de módulos de modelo da estrada de ferro em escala (ferromodelismo) que podem funcionar em conjunto sem dificuldades, mesmo quando estes módulos nunca tenham sido reunidos antes. A beleza do padrão free-mo.br é que ele permite aos modelistas recriar qualquer trecho de ferrovia protótipo ou imaginário dentro dos limites de seus módulos Free-moBR, que podem ainda ser combinados para interoperabilidade máxima com outros módulos free-mo.br. (FAQNP 1.1)

NP1.3 Um módulo Free-moBR é um módulo de forma livre que está em conformidade com a Norma Padrão free-mo.br como descrito abaixo. (FAQ1.3)

NP1.3.1 Um módulo Free-moBR pode ter qualquer comprimento e as Placas Terminais (Interfaces de Conexão) podem ser em qualquer ângulo para o outro módulo Free-moBR.

NP1.3.2 Um módulo free-mo.br pode ser uma seção ou um conjunto de duas ou mais seções que formam um módulo Free-moBR.

NP1.4 O padrão Free-moBR determina os requisitos básicos das extremidades do módulo e dos trilhos (linhas, vias). A maioria dos módulos Free-moBR tem duas extremidades, mas os módulos podem ter um, dois, três, ou mais extremidades. (FAQ NP1.4)

NP1.5 Módulos Free-moBR se dividem em três categorias básicas:

NP1.5.1 Módulo de Linha Principal (ou de Movimento) – Módulos de Linha Principal apresentam direitos de passagem de linhas de movimento. Módulos de Linha Principal são projetados com curvas de raio grande e graus mínimos.

NP1.5.2 Módulo de Ramal (ou Secundários) -. Módulos de Ramal apresentam direitos de passagem de ramais. Módulos de Ramais podem ter curvas de raio menor e graus mais acentuados do que os Módulos de Linha Principal.

NP1.5.3 Mini-mo – Mini-módulos (mini-mos) têm Placas Terminais mais estreitas do que as Placas Terminais de largura padrão. Com isto em mente, um mini-mo pode ser um Módulo de Linha Principal ou Módulo de Ramal, de via simples (singela) ou de via dupla. (FAQ NP1.6) – Veja o suplemento Free-moBR Mini-mo para mais detalhes.

NP1.6 Módulos tipo Mini-mo destinam-se a ser um subconjunto Free-moBR e não substituir ou excluir um módulo de comprimento equivalente ao padrão. Módulos de largura total são geralmente mais estáveis ​​e devem ser usados ​​sempre que possível.

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2.0 QUADRO E PERNAS
NP2.1 As Placas Terminais devem ser em madeira de 15mm ou equivalente (Compensado Naval é recomendável) para fornecer a resistência suficiente para se fixar aos módulos Free-moBR adjacentes. (FAQ NP2.1, PR2.1.1)

PR2.1.1 Evite utilizar madeira de Pinus para o quadro, pois há uma tendência a se deformar e “envergar” ou até mesmo rachar com o tempo (mudanças climáticas), jogando fora o alinhamento da linha. Também tem se notado que a madeira compensado (Compensado Naval é recomendável) na medida de 15mm sofre menor risco de se deformar ou envergar do que outros tipos de madeira. (FAQ NP2.1).

NP2.2 As Placas Terminais de via simples devem ter 61cm de largura por 15cm de altura.


NP2.3 As Placas Terminais de via dupla devem ter 66cm de largura por 15cm de altura


NP2.4 O leito da linha deve ter 5mm, em cortiça ou material equivalente sobre compensado de 15mm ou madeira equivalente. Tiras de E.V.A. ou borracha são aceitáveis ​​quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.

NP2.5 A Altura nominal e mínima do carril, na extremidade da Placa Terminal, é de 127cm do chão. (FAQ NP2.2, FAQ NP2.6) ( Perguntas frequentes NP2.5 )

NP2.6 Em módulos com graus, a elevação da extremidade elevada deve ser algum múltiplo de 2cm acima da extremidade baixa.( Perguntas frequentes NP2.6 )

NP2.7 A altura máxima da cabeça do carril, na extremidada da Placa Terminal, é de 157cm do chão. ( Perguntas Frequentes NP2.7 )

NP2.8 O módulo (conjunto de seções) deve ter pelo menos quatro pernas e ficar fixo, “em pé” sozinho, sem apoiar-se em outro módulo.

NP2.9 As pernas devem ter um ajuste contínuo de mais ou menos 2,5cm (pé tipo de parafuso).

NP2.10 Os fundos das pernas devem ter ponta de borracha ou de proteção equivalente para o chão.

NP2.11 Os módulos podem ser usados ​​com operadores e espectadores em um ou em ambos os lados. (FAQ NP2.3). ( Perguntas Frequentes NP2.11 )

NP2.12 Não existem requisitos especiais de construção dos quadros dos Módulos de Linha Principal com exceção dos padrões especificados acima (NP 2.1 até NP 2.11)

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3.0 LINHA
NP3.1 Módulos devem usar trilhos flexíveis ou hand-laid (montado à mão).

NP3.2 A linha central do trilho de todas as Linhas deve estar a 10cm ou mais dos lados do módulo em todo o traçado. (FAQ NP3.2)( Perguntas Frequentes NP3.2 )

NP3.3 Em um Módulo de Linha Simples, a linha deve ser centralizada pela linha central do trilho na Placa Terminal de 61cm. (consulte NP 2.2)(FAQ 3.3)

NP3.4 Em Módulos de Linha dupla, as linhas devem estar espaçadas exatamente a 5cm de distância uma da outra pelas linhas centrais dos trilhos e centradas na placa terminal de 66cm. (FAQ 3.5)(consulte NP2.3)

NP3.5 A via da linha principal deve estar perpendicular à Placa Terminal por 15cm a partir de cada extremidade do módulo Free-moBR.

NP3.6 A via da linha principal deve estar em linha reta e nivelada por 15cm a partir de cada extremidade do módulo Free-moBR.

PR3.6.1 Os pontos de um desvio, não devem estar a menos de 15cm do final de um módulo free-mo.br.

NP3.7 O trilho deve ser cortado à 2,5cm de distância do final do módulo; A grade de dormentes e o lastro devem prosseguir até o final do módulo para a boa aparência e combinando com o módulo adjacente. A grade de dormentes deve ser talhada sob as extremidades dos trilhos e no final do módulo, para permitir a união dos trilhos com talas de junção e dar liberdade de ajuste para “Pontes de Trilhos” (FAQ 3.2)( Perguntas Frequentes NP3.7 )

PR3.7.1 Para habilitar o sistema DCC, o módulo precisa estar preparado para acomodar as talas de junção isoladoras (do tipo plástico) em cada Placa Terminal do módulo.

PR3.7.2 Placas de circuito impresso (cortadas em formato de dormentes) são recomendadas para se utilizar nas extremidades dos módulos (2,5cm das Placas Terminais). (F7.1)( Perguntas Frequentes NP3.7.2 )

PR3.7.3 Os dormentes onde os trilhos de ligação (ponte) serão colocados devem ser levemente escavados (rebaixados) para permitir que a ponte corrija qualquer irregularidade vertical no alinhamento da linha entre os módulos adjacentes.

NP3.8 Desvios (AMVs) devem ser pelo menos #6

PR3.8.1 Desvios no percurso da via principal devem ser #8 ou maior.

NP3.9 Deve haver um mínimo de 30cm de trilhos em linha reta entre as curvas reversas.

NP3.10 Na Linha Principal de um Módulo free-mo.br os trilhos devem ser code.100 niquel silver, sem exceção.

NP3.11 Desvios de ramais e outros trilhos de um Módulo Free-moBR podem ser code.83 niquel silver..

NP3.12 O raio mínimo permitido para curvas da via principal de um módulo é de 1,07m. Isso inclui linhas de manobras e desvios por linhas onde houver tráfego. (PR 7.4)

PR3.12.1 Embora o raio mínimo permitido para curvas da Linha Principal de um Módulo é de 1,07m, 1,22m ou mais são preferíveis.

NP3.13 O espaçamento entre as vias em curvas de um Módulo de Linha Principal deve permitir carros longos possam operar sem raspar uns nos outros; observar Normas NMRA S-8 Centros de trilha para equipamento de “1ª Classe”.

NP3.14 O grau de elevação máximo permitido para a Linha Principal de um Módulo é de 2% (6,5mm a cada 30cm). (FAQ 3,6)( Perguntas Frequentes NP3.14 )

NP 3.15 Curvas verticais através do percurso da Linha Principal de um Módulo devem ser adequadas para operação dos carros longos contemporâneos, consulte
as folgas padrão S-7 e o medidor de NMRA e as
práticas recomendadas de NMRA RP-11 Curvatura e material circulante .

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4.0 FIAÇÃO
NP4.1 A parte elétrica de cada modulo consiste de dois pares de fios que funcionarão como barramentos elétricos (dois barramentos para a linha, e dois barramentos para acessórios) e um cabo com 6 vias para o controle DCC.

A partir de 1 de julho de 2015, a fiação consiste em 2 pares de fios de barramento (Track Bus e Accessory Bus), um cabo de barramento DCC de 6 vias e um único fio Booster Common. Consulte as seções específicas abaixo para datas de vigência dos módulos existentes.

RP4.1 O comprimento das extremidades livres do barramento elétrico da linha, barramento elétrico de acessórios e Booster Compartilhado em cada Placa Terminal deve ser de no mínimo 45cm.

NP 4.2 Os fios dos barramentos devem ser fios flexiveis Bitola mínima 14 AWG..

PR4.2.1 Módulos Free-moBR existentes antes de 10 de fevereiro de 2022 podem ter fio de barramento de linha e barramento de acessórios que seja 18 AWG. É altamente recomendável que eles sejam atualizados para fio 14 AWG trançado ou maior.

NP4.3 O barramento DCC deve ser um cabo rede de seis vias.

PR 4.3 Aconselhamos o uso de cabo tipo CAT de computador. O barramento DDC da MRC deve ser um cabo Ethernet de par trançado de computador.

NP4.4 Sob cada módulo deverá ser instalado um conector tipo sindal ou bendal no mínimo 4 pontos para interligações nos barramentos de linha e de acessórios..

NP4.5 Em cada extremidade do módulo deverá existir um par de conectores de dois pinos. Um conector deverá ser fêmea e um macho para o barramento da linha principal. (FAQ 4.5)

A partir de 10 de Fevereiro de 2022, o Track Bus será terminado em todas as extremidades com um par de conectores padrão incorporando um contato de alimentação de 30 amp para uso com fio de bitola 12AWG -14 AWG. Os conectores PP15-45 devem ser empilhados verticalmente (capuz para cima, lingueta para baixo).

De frente para o módulo pela extremidade com a cobertura dos conectores empilhados para cima:

O PP15-45 superior deve ser conectado ao trilho esquerdo.
O PP15-45 inferior deve ser conectado ao trilho direito.

NP4.5.1 Os módulos existentes a partir de 10 de fevereiro de 2022 deverão ter a conversão para conectores padrão conforme descrito em NP4.5.

NP4.6 Em cada extremidade do módulo deverá existir um conector de dois pinos para o barramento de acessórios.

A partir de 10 de fevereiro de 2022, o Barramento de Acessórios será terminado em todas as extremidades com um par de conectores padrão incorporando um contato de 30 A para uso com fio de bitola 12AWG-14AWG. Os conectores (Veja a figura em S4.5)

NP4.6.1 Os módulos existentes a partir de 10 de fevereiro de 2022 deverão ter a conversão para conectores padrão conforme descrito em NP4.6.

NP4.7 Em cada extremidade do módulo deverá existir um conector tipo telefônico fêmea de montagem de superfície de seis condutores de seis posições para o barramento do DCC.

NP4.8 O esquema de ligação nos conectores dos barramentos das linhas deve ser o seguinte (olhando a face do modulo): (FAQ 4.2)( Perguntas Frequentes NP4.8 )

NP4.8.1 Linha principal simples –

Contato macho 2 trilho direito
Contato macho 1 trilho esquerdo
Contato fêmea 2 trilho esquerdo
Contato fêmea 1 trilho direito
NP4.8.2 Linha principal dupla –

Contato macho 2 trilhos direitos
Contato macho 1 trilhos esquerdos
Contato fêmea 2 trilhos esquerdos
Contato feminino 1 trilhos direito
PR 4.8.1 – Em módulos com linha dupla, para facilitar a sinalização/detecção dos trens, é recomendável a alimentação separada de cada linha, de forma que possa se detectar se o trem está na linha A ou B.

NP 4.9 O fio de alimentação da linha deve ser de Bitola 24 AWG ou maior, mas não deve ser maior que 152mm de comprimento, de forma a não produzir uma grande queda de tensão.

NP 4.10 Todas as agulhas dos desvios devem ter alimentação elétrica. Os desvios não devem ser localizados em “switch points” (não sei traduzir) por causa da alimentação das agulhas.

NP 4.11 A tensão de alimentação dos acessórios deve ser aproximadamente 16 V AC (corrente alternada) ou DCC. O barramento de acessórios deve atravessar longitudinalmente o modulo. Uma ponte retificadora e um filtro com capacitor pode ser usado para transformar a AC (corrente alternada) ou o sinal DCC em DC (corrente continua). Os acessórios que utilizam AC ou DCC podem ser alimentados diretamente do barramento de acessórios. (FAQ 4.3)( Perguntas Frequentes NP4.11 )

NP 4.12 Cada modulo terá em cada lado um conector de montagem de face “seis vias seis posições” RJ12 para os controladores de mão DCC da MRC.

PR 4.12.1 Para facilitar as montagens em áreas onde os operadores se reúnem, um ou mais módulos participantes deste evento poderá ter mais do que um conector RJ12 em cada lado.

PR 4.12.2 Em módulos multi seção, cada seção do modulo deverá ter uma placa de conector de jack frontal RJ45 montado em cada lado do modulo.

NP 4.13 Todos os conectores DCC e cabos associados devem ser conectados linearmente,(isto é, pino 1 conectado com pino 1, pino 2 com pino 2 , pino 3 com pino 3, etc…). Os cabos padrão ethernet que são comprados prontos não são conectados linearmente.

NP 4.14 Para conectar o barramento de linha entre os módulos, deve ser usado um cabo de 600mm de comprimento com dois terminais RJ45 em cada extremidade.

NP 4.15 Para conectar um booster de DCC em um módulo, devem existir duas conecções uma para o Cab Jack e outra para o Power.

NP 4.1.15.1 Para o Cab Jack um cabo ethernet azul com dois RJ45 deve ser usado..

NP 4.1.15.2 Para o Track Power, um cabo ethernet cinza com um jack RJ45um femea de um lado e um macho do outro lado deve ser usado. Obsoleto excluído março de 2015


NP4.16 A partir de 10 de fevereiro de 2022, todos os módulos devem incorporar um fio para um Booster Common que seja 14 AWG trançado ou maior.

NP.17 Booster Common deve ser terminado em todas as extremidades com conectores padrão incorporando um contato de 30 amp para uso com fio de bitola 12AWG-14AWG.

NP4.18 Os conectores padrão para Track Bus, Accessory Bus e Booster Common devem ser três conjuntos separados de conectores.

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5.0 CONTROLE
NP 5.1 DCC compatível MRC e acessórios são padrão para a interoperabilidade e entre grupos free-mo.br. Para mais informações sobre DCC e especificações técnicas consultar o site MRC. .

NP 5.2 Para um determinado desvio, controles automáticos de desvio deve estar nos dois lados da seção de módulo ou módulo, excetuando quaisquer placas terminais.

RP5.2.1 Os controles automáticos de desvio devem estar localizados na fachada, e não nas superfícies horizontais ou verticais de seu cenário.

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6.0 CENÁRIO
NP 6.1 O quadro todo deve ser escondido por algum tipo de cenário.

NP 6.2 A cor geral da face do módulo deve ser complementar ao cenário e não chamar a atenção da cena

NP 6.3 O cenário deve ter um perfil plano de 9mm abaixo da parte superior do trilho na extremidade do módulo padrão free-mo.br.

NP 6.4 A linha da via principal deve ser lastreada com Woodland Scenics Fine Light Gray, ou equivalente.

NP 6.5 A cor padrão dos trilhos na via principal deve ser Floquil / Polly-S Telhado Brown ou equivalente.

PR 6.5.1 Sobre o lastro da rota deve ser aplicada uma fina névoa de Floquil diluído / Polly-S sujo preto ou equivalente.

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7.0 GLOSSÁRIO
Conector Anderson Powerpole – refere-se à caixa padrão PP15-45 que incorpora um contato de 30 amp para uso com fio de bitola 12-14. http://www.powerwerx.com/techdata/PP30.pdf, http://www.andersonpower.com/files.php?file=DS-PP1545(25).pdf
Uma fonte para os conectores Anderson Powerpole referenciados ao longo deste padrão é:
http://www.powerwerx.com/anderson-powerpoles/powerpole-sets/
http://www.powerwerx.com/anderson-powerpoles/housings-contacts/
Impulsionador Comum
Módulo Ramal –
Módulo de linha principal –
MiniMo –
Através da Rota –
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Rica
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