free-mo.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AMV´s na NP 4.10

2 participantes

Ir para baixo

AMV´s na NP 4.10 Empty AMV´s na NP 4.10

Mensagem  ALEXANDREGC Sáb Mar 30, 2013 11:13 pm

Pessoal,

Lendo o texto da Norma Padrão pra afixar na memória e tirar algumas dúvidas, me deparei com a NP 4.10 que trata sobre um item complexo e cheio de "manhãs". O AMV (aparelho de mudança de via), também conhecido por muitos como desvio ferroviário.

A NP 4.10 ficou com uma redação meio confusa e decidi desvendar o segredo. Bati cabeça e tive que estudar muito material na net além de usar a curiosidade e dedução.

O texto original em inglês é: "All turnout frogs shall be powered. Turnouts shall not rely on switch points to power the frog".

Decifrando:
1) Turnout ou Railroad Switch é o AMV como um todo;
2) Frog ou Common Crossing é o Coração ou Jacaré do AMV;
3) Switch Points são as Agulhas ou Chaves do AMV.

Traduzindo:
"Todos os jacarés dos desvios devem ter alimentação elétrica. Os desvios não devem contar com as agulhas para alimentar os jacarés".

Meio estranho, né?! Então, compreendendo:
Segundo o site http://www.wiringfordcc.com/switches.htm , o AMV deverá ser alimentado por completo. Porém, a fonte de alimentação dos trilhos/agulhas e dos jacarés (apesar de ser a mesma) deve possuir uma chave de isolação para não serem iguais em termos de polaridade elétrica e, assim, evitar curto na passagem da locomotiva. Como o próprio site diz: Os diagramas falam melhor que as palavras!

Espero ter ajudado e não complicado!
Abraços.

ALEXANDREGC
Op. Ferroviário
Op. Ferroviário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia - Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

AMV´s na NP 4.10 Empty Re: AMV´s na NP 4.10

Mensagem  Rica Dom Mar 31, 2013 2:32 pm

ALEXANDREGC escreveu:...A NP 4.10 ficou com uma redação meio confusa e decidi desvendar o segredo...
... Os diagramas falam melhor que as palavras!

Espero ter ajudado e não complicado!
Abraços.

Claro que ajudou, mas, sinceramente, se os diagramas falam melhor do que as palavras, estava difícil mesmo de entender! rsrsrsrs

Agora preciso entender esse esquema de ligação e encontrar um novo texto para a NP 4.10 ou você acha que pode ser alterado apenas assim:
"NP 4.10 Todos os jacarés dos desvios devem ter alimentação elétrica. Os desvios não devem contar com as agulhas para alimentar os jacarés"
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

AMV´s na NP 4.10 Empty Re: AMV´s na NP 4.10

Mensagem  ALEXANDREGC Dom Mar 31, 2013 3:30 pm

Rica,

Devo ser honesto contigo. Estou engatinhando nesse hobby e a parte elétrica ainda é um assunto que apenas li e entendo o básico do básico. Confesso que ralei pra desvendar o esquema do texto original e, como já conhecia o site, indiquei para facilitar a compreensão global. Mas ficaria mais seguro se alguém (ou você) que entende a parte elétrica com mais experiência pudesse dar o aval do texto!
Como o material do site é extenso eu li superficialmente e fui pelos diagramas para perceber que depende muito do tipo de desvio (se é eletrofrog ou insulfrog) para fazer as ligações e os equipamentos protetores.
Ou seja, precisamos estudar mais pra aprimorar nossas habilidades de construção e também para determinarmos as NP ou PR de forma que os novos membros possam encontrar um terreno seguro no Free-mobr.
Abraços

ALEXANDREGC
Op. Ferroviário
Op. Ferroviário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia - Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

AMV´s na NP 4.10 Empty Re: AMV´s na NP 4.10

Mensagem  Rica Sex Dez 20, 2013 5:34 pm

ALEXANDREGC escreveu:Rica,

Devo ser honesto contigo. Estou engatinhando nesse hobby e a parte elétrica ainda é um assunto que apenas li e entendo o básico do básico. Confesso que ralei pra desvendar o esquema do texto original ...

...Abraços

Alexandre,

Estive fazendo as ligações elétricas nos módulos da minha maquete modular para expor em Paranapiacaba e confesso... é osso!
Temos que ler bastante para entender e projetar o que será feito em um módulo free-mo.br.
Rica
Rica
Ger. Eng. Ferroviária
Ger. Eng. Ferroviária

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes/SP

http://ricardfferromodelista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

AMV´s na NP 4.10 Empty Re: AMV´s na NP 4.10

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos