Cortiça ou E.V.A.?

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Cortiça ou E.V.A.? Empty Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Rica em Sex Jul 20, 2012 10:12 pm

Essa questão é também de grande relevância.

Os ferromodelistas tradicionais não abrem mão da cortiça, os mais novos aderem ao E.V.A.

Cortiça ou E.V.A.? Cortia10


Última edição por Rica em Dom Jul 22, 2012 10:01 pm, editado 1 vez(es)
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Cortiça ou E.V.A.? Empty CORTIÇA OU E,V.A.

Mensagem  LELIO VIDA em Dom Jul 22, 2012 3:18 pm

COMO JA SITADO HA QUEM QUEIRA A CORTIÇA OUTROS O E.V.A. EU COMO SOU NOVATO NO FERREOMODELISMO ESTOU USANDO O E.V.A. DE 3MM POIS NO LUGAR ONDE MORO E´PRODUTO DE FACIL ACESSO POIS TAMBEM E´USADO EM OUTRAS AREAS DE TRABALHO A CORTIÇA NAO ENCONTRO NEM NAS CIDADES PROXIMAS SO EM GRANDES CENTROS (CIDADES). DEVEMOS TAMBEM PENSAR QUE NEM TODOS QUE IRAO PARTICIPAR TERAO A POSSIBILIDADE DE COMPRAR A CORTIÇA MAS PODEMOS DISCUTIR JA QUE SEREMOS UM GRUPO NADA QUE OUTRO POSSA COMPRAR E ENVIAR (CLARO QUE REEMBOLSANDO O AMIGO)

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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Rica em Dom Jul 22, 2012 7:55 pm

LELIO VIDA escreveu:COMO JA SITADO HA QUEM QUEIRA A CORTIÇA OUTROS O E.V.A. EU COMO SOU NOVATO NO FERREOMODELISMO ESTOU USANDO O E.V.A. DE 3MM POIS NO LUGAR ONDE MORO E´PRODUTO DE FACIL ACESSO POIS TAMBEM E´USADO EM OUTRAS AREAS DE TRABALHO A CORTIÇA NAO ENCONTRO NEM NAS CIDADES PROXIMAS SO EM GRANDES CENTROS (CIDADES). DEVEMOS TAMBEM PENSAR QUE NEM TODOS QUE IRAO PARTICIPAR TERAO A POSSIBILIDADE DE COMPRAR A CORTIÇA MAS PODEMOS DISCUTIR JA QUE SEREMOS UM GRUPO NADA QUE OUTRO POSSA COMPRAR E ENVIAR (CLARO QUE REEMBOLSANDO O AMIGO)

Importante observação Lelio. Em algumas regiões é mais difícil conseguir certos materiais e isso pode dificultar a construção dos módulos. Se bem que a utilização da cortiça ou E.V.A. no Free-mo.BR é considerada como material de escolha do modelista, e por isso constará em "Práticas Recomendadas" (PR) o material que tenha a melhor aceitação em relação a qualidade e resultado final, o outro material poderá figurar como segunda opção, justamente para atender o modelista que não consiga encontrar o material recomendado ou opte por uma solução de menor custo para seu módulo Free-mo.BR.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  LUIZ CARLOS DO NASCIMENTO em Seg Jul 23, 2012 12:24 am

Estou de acordo com o nosso amigo RICA.


Importante observação Lelio. Em algumas regiões é mais difícil conseguir certos materiais e isso pode dificultar a construção dos módulos. Se bem que a utilização da cortiça ou E.V.A. no Free-mo.BR é considerada como material de escolha do modelista, e por isso constará em "Práticas Recomendadas" (PR) o material que tenha a melhor aceitação em relação a qualidade e resultado final, o outro material poderá figurar como segunda opção, justamente para atender o modelista que não consiga encontrar o material recomendado ou opte por uma solução de menor custo para seu módulo Free-mo.BR.

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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Deyler em Seg Jul 23, 2012 8:44 pm

Neste caso, minha sugestão é que, até mesmo para evitarmos uma polêmica desnecessária, deixarmos a escolha facultada ao membro, levando em conta algumas considerações como espessura do material por exemplo, dimensões das tiras, etc.

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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Rica em Seg Jul 23, 2012 8:54 pm

Também penso dessa forma Deyler,
O material pode ser escolha do modelista, constando em "Práticas Recomendadas" (PR) o uso da cortiça preferencialmente e como opção o E.V.A.
Apenas ficaria o "Norma Padrão" (NP) da espessura do leito da linha independente do material utilizado.

Sempre ouvi falar em 3mm, mas vendo vídeos promocionais da Frateschi é dito que poderia ser de 4mm.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Deyler em Ter Jul 24, 2012 10:33 am

Rica, no caso da espessura, podemos criar uma regra para a(s) linha(s) troncal(ais) com espessura maior e com espessura menor para pátios, linhas secundárias e linhas mortas. Com isso, assim como existe nas ferrovias reais, que possuem algumas linhas mais altas que as outras, teríamos esse efeito também na maquete, ganhando na questão visual. O que acha?

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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Rica em Ter Jul 24, 2012 12:57 pm

Deyler escreveu:Rica, no caso da espessura, podemos criar uma regra para a(s) linha(s) troncal(ais) com espessura maior e com espessura menor para pátios, linhas secundárias e linhas mortas. Com isso, assim como existe nas ferrovias reais, que possuem algumas linhas mais altas que as outras, teríamos esse efeito também na maquete, ganhando na questão visual. O que acha?

Gostei da idéia, me parece interessante...
A linha principal deve obedecer um Norma Padrão de altura do solo até o topo do "carril" (acho que é isso), então e espessura do leito da linha não pode influenciar nessa medida, a fim de garantir o perfeito encaixe em passagem dos trens de um módulo para o outro.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty CORTIÇA X EVA

Mensagem  Giancarlo Valente em Dom Jul 29, 2012 5:20 pm

Eu prefiro a cortiça e na espessura 3mm. Visto que sair de casa em SP ( não tenho automóvel ) é sempre um problema quer de locomoção quer da relação custo X beneficio tenho adquirido ( a exceção da Rio Grande.. rs ) o material pelo correio.
Se vocês apontarem o navegador para KALUNGA verão quer a cortiça, quer o EVA quer as acrílicas de tampa verde da ACRILEX.
Encontrão sim tubos de óleos mas em quantidade para a própria geração a seguinte e a mais alem.

A reposta de deixar ao proprio intimo a escolha é valida, pois o que conta será a altura do trilho acabado.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Aqui tem Cortiça!

Mensagem  Alexandre - SFTrens em Qui Ago 02, 2012 7:39 pm

Caros Maquinas, achei uma empresa que vende a tão desejada de Cortiça aglomerada 0,60 x 0,90 x 3mm R$ 15,00:

http://www.paranacouros.com.br/#/flog/album/decora-o-corti-a/image-cortica-3-mm$id=161019&c=1343950331335
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Rica em Qui Ago 16, 2012 10:24 pm

Alexandre - SFTrens escreveu:Caros Maquinas, achei uma empresa que vende a tão desejada de Cortiça aglomerada 0,60 x 0,90 x 3mm R$ 15,00:

http://www.paranacouros.com.br/#/flog/album/decora-o-corti-a/image-cortica-3-mm$id=161019&c=1343950331335

Alexandre, assim que puder publique onde encontrou a cortiça de 4mm e o valor, conforme conversamos.
Acho que 5mm é muito alto mesmo.

A utilização do E.V.A. é contestada por alguns ferromodelistas em função da possibilidade de deterioração do material, segundo comentários o E.V.A. chega a ficar pegajoso. Não tenho como afirmar se tal resultado pode ou não ocorrer. Tenho em mente que o E.V.A., assim como a cortiça, estará "protegido" pelo empedramento, o que tecnicamente impossibilitaria que se percebesse esse efeito.

Em discussão em um fórum de ferromodelismo, a amiga Camila destacou, com bastante propriedade, que é melhor não arriscar trocar o certo pelo duvidoso, sendo que mesmo não havendo tempo hábil para se verificar a deterioração do E.V.A. nas maquetes em que tenha sido utilizado, o risco disso ocorrer faz pensar duas vezes, e talvez a diferença de custo pode não compensar a dor de cabeça no futuro.

Fica então definido que nas linhas principais utilizaremos a cortiça ou material equivalente de 4mm, mas precisamos definir se em ramais e linhas secundárias poderá ser de 3mm, sendo que nas normas do free-mo Standard e em nossa tradução até o momento temos o seguinte:

(CORREÇÃO)
Após discussões posteriores a esta data optamos por manter o padrão oficial com 5mm para o leito da linha.
Esta correção já consta no texto da Norma Padrão Oficial free-mo.br.



The Official Free-mo Standard
Código:
S2.4 Roadbed shall be 1/4 inch cork or equivalent on 1/2 inch plywood or equivalent. Foam tops are acceptable if braced to prevent sagging or flexing.

Padrão Oficial Free-mo.BR
NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis ​​quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.


Última edição por Rica em Seg Set 14, 2015 8:57 pm, editado 3 vez(es)
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Endurecimento da tira

Mensagem  Giancarlo Valente em Sex Ago 17, 2012 11:21 am

Ebah... por vicio profissional não consigo ver uma norma que precise de outra para ser entendida.

Alem de eu mesmo não saber, pergunto: Shocked A. [/b]?
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Rica em Sex Ago 17, 2012 12:49 pm

Giancarlo Valente escreveu:Ebah... por vicio profissional não consigo ver uma norma que precise de outra para ser entendida.

Alem de eu mesmo não saber, pergunto: Shocked A. [/b]?

GValente,

Eu também não entendi ao certo o que quer dizer o texto quando diz "​​...quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão", lembrando que se trata de um tradução feita pela ferramenta disponibilizada no Google, e possivelmente haja alguma falha. Coloco sempre o texto original em inglês antes do texto traduzido, para que os amigos possam opinar também sobre a tradução, sugerindo um entendimento melhor do que esteja escrito.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Cortiça 4mm

Mensagem  Rica em Sab Ago 24, 2013 8:29 am

Bem,

Eu e o Fernando estamos procurando os materiais para fazer um módulo free-mo.br, e encontri a cortiça de 4mm nos seguintes sites:

Na Parana Couros
Cortiça aglomerada 0,60 x 0,90 x 4mm
valor R$20,00

Para quem preferir uma placa adesivada essa opção é válida, porém mais cara pois é bem menor.
CORTICA PLACA ADESIVA 290 X 290 X 4MM
valor R$10,60

O Alexandre - SFTrens, havia comentado comigo de colocar a cortiça de 5mm, mas pensava em usar duas tiras, uma de 3mm e outra de 2mm, cortada em larguras diferentes para simular a inclinação do leito da linha onde se aplica a brita.  Essa espessura de 5mm (3mm + 2mm) está fora da especificação da Norma Padrão Oficial free-mo.br (NPO-freemobr), e fica alta, porém a ideia é válida, podendo-se utilizar de duas tiras de 2mm, totalizando 4mm conforme a NPO-freemobr.

Você pode optar por comprar a cortiça de 2mm e cortar uma tira com 34mm e outra com 30mm de largura, colando-as uma sobre a outra, assim terá 4mm de altura no leito do trilho e já criará a inclinação para assentar o trilho com as britas.


(CORREÇÃO)
Após discussões posteriores a esta data optamos por manter o padrão oficial com 5mm para o leito da linha.
Esta correção já consta no texto da Norma Padrão Oficial free-mo.br.


Padrão Oficial Free-mo.BR
NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis ​​quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.


Última edição por Rica em Seg Set 14, 2015 8:58 pm, editado 1 vez(es)
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Cortiça ou E.V.A.? Empty UMA ou DUAS tiras de cortiça

Mensagem  Giancarlo Valente em Sab Ago 24, 2013 9:57 am

DUAS TIRAS: tem a vantagem de se usar uma placa de vidro sobre a qual aplicar a folha de cortiça e com uma regua de aço se faz um corte limpo e tranquilo na medida da "tira de baixo" e na "tira de cima". Justapondo-as por um dos "n" sistemas de cola, voce terá "dois degraus" os quais aplicando o lastro dão um acabamento satisfatorio, pois voce fara 2 passagens de cola branca diluida em água: um para o lastro da "tira de baixo" e ou espera a natureza secar ou acelera com o soprador/secador de cabelo. Ajustado lastro da "tira de baixo", voce vai para o lastro da "tira de cima" lastro este que - com as preocupações - passará pelos dormentes.
UMA TIRA: essa requer u'a mão forte.. firme.. máscula. Pois, alem de ser mais "cri cri" cortar 4 mm, voce terá que saber dar um chanfro na mesma para permitir "aquele" acabamento ao lastro.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty duas tiras facilitam a aplicação do lastro

Mensagem  Rica em Sab Ago 24, 2013 12:20 pm

Giancarlo Valente escreveu:DUAS TIRAS: tem a vantagem de se usar uma placa de vidro sobre a qual aplicar a folha de cortiça e com uma regua de aço se faz um corte limpo e tranquilo na medida da "tira de baixo" e na "tira de cima". Justapondo-as por um dos "n" sistemas de cola, voce terá "dois degraus" os quais aplicando o lastro dão um acabamento satisfatorio, pois voce fara 2 passagens de cola branca diluida em água: um para o lastro da "tira de baixo" e ou espera a natureza secar ou acelera com o soprador/secador de cabelo. Ajustado lastro da "tira de baixo", voce vai para o lastro da "tira de cima" lastro este que - com as preocupações - passará pelos dormentes.
UMA TIRA: essa requer u'a mão forte.. firme.. máscula. Pois, alem de ser mais "cri cri" cortar 4 mm, voce terá que saber dar um chanfro na mesma para permitir "aquele" acabamento ao lastro.
Essa é a ideia, duas tiras deve facilitar a aplicação do lastro de brita.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty mais links

Mensagem  Rica em Sab Ago 24, 2013 12:22 pm

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Cortiça ou E.V.A.? Empty Cortiça 5mm

Mensagem  Rica em Qua Dez 25, 2013 3:03 pm

Vejam essa imagem e notem a altura da cortiça utilizada no assentamento dos trilhos. Não há como contestar que se quisermos ter o prazer de ver nossos trens rodando suavemente além de escolher bons trilhos é preciso utilizar uma base segura e confiável.

Realmente a cortiça em 5mm deve fazer muita diferença, digo isso pela experiência com os trilhos assentados sobre o EVA.

Cortiça ou E.V.A.? Detalhecorrticcedila_zps4a17d329
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Cortiça ou E.V.A.? Empty NP 2.4 O leito da linha deve ter 5mm

Mensagem  Rica em Ter Jan 27, 2015 2:16 pm

Código:
NP 2.4 O leito da linha deve ter 5mm, em cortiça ou material equivalente sobre compensado de 15mm ou madeira equivalente. Tiras de E.V.A. ou borracha são aceitáveis ​​quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.

Revendo as normas acabamos por definir a base do leito dos trilhos em 5mm, preferencialmente feita em cortiça.
Pode-se utilizar a cortiça de 5mm ou duas tiras, uma de 3mm e outra de 2mm a fim de facilitar o ângulo de inclinação do lastro, cortando uma das tiras na espessura dos dormentes e a outra tira mais larga.

Em meu módulo utilizei material adquirido na Casa da Cortiça:
http://www.casadacortica.com.br/
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Cortiça ou E.V.A.? Empty LEITO DA LINHA = TRADUÇÃO COMPLICADA

Mensagem  ALEXANDREGC em Dom Abr 05, 2015 6:29 pm

Rica, tudo bem?

Faz um tempo que não passo por aqui! Por causa do trabalho, o hobby anda meio "na geladeira"!

Andei sondando a dúvida que surgiu sobre a tradução da S2.4 original que acabou virando a nossa NP 2.4 (Norma Padrão) e percebi que a tradução ficou meio diferente do sentido real...ou pelo menos o sentido que os americanos entendem ou querem dar à ela!

NP 2.4 O leito da linha deve ser de 5mm de cortiça ou equivalente em madeira compensada de 10mm ou equivalente. Tiras de E.V.A. são aceitáveis ​​quando preparadas para evitar a flacidez ou flexão.

A tradução ficou exata na parte grifada em vermelho...dai pra frente eu faço algumas considerações (sugestões apenas!). O texto em inglês diz: on 1/2 inch plywood or equivalent. Traduzindo ao pé da letra: "sob madeira compensada de 1,27 mm" pois se fizermos as contas em polegadas (1 pol = 25,4mm), então 1/2 pol (0,5 pol) = 12,7 mm. Honestamente, se meus conhecimentos da Leroy Merlin não me deixam na mão, elas variam de 4, 6, 10, 15, 18, 20 e 25 milímetros. Aqui faço uma observação: Este compensado citado pelo texto é o que fecha o quadro ou estrutura do módulo (por cima)...é o que serve de tampo! Ou seja, podem ser usados o de 10 ou de 15 mm!

A próxima parte que é o "garrancho"!

O texto em inglês diz: Foam tops are acceptable if braced to prevent sagging or flexing.
Mais uma vez, antes de traduzir, precisamos fazer algumas observações. Os americanos, as vezes, utilizam o compensado para fechar o tampo do módulo, perfazendo as vezes do relevo....ou também utilizam a famosa espuma ou Foam Top. Só que esta espuma é aquela de isolamento acústico e térmico (muito usada na construção de paredes) que é diferente do isopor comum. Aqui, os mais curiosos devem procurar a diferença entre o XPS (extruded foam) e o EPS (expanded foam)! Quando se utiliza este Foam Top, faz-se necessário reforçar a estrutura do módulo com travessas ou braços para que a espuma não fique sem sustentação (arqueando ou vergando) e o modulo não fique sem reforço. Estes "braços" ficarão por baixo da espuma. Daí o nome em inglês: brace que quer dizer esteio ou suporte. É uma espécie de travamento que dará rigidez ao módulo e à espuma. Então, a tradução correta é: Espuma rígida é aceitável se travada para prevenir flacidez ou flexibilidade!

Resumindo, as tiras de EVA que são citadas na norma, são usadas apenas para substituir a cortiça sob os trilhos...apenas para reduzir o ruído causado pelo rodar das composições! Os americanos utilizam a cortiça ou o EVA por cima do compensado ou do Foam Top. Inclusive, muitos usam assentar os trilhos diretamente no Foam Top, sem o uso da cortiça ou do EVA, já que a espuma tem propriedades acústicas isolantes.

Para facilitar a compreensão eu tenho dois links que tem imagens que falam mais que mil palavras!
http://mrr.trains.com/how-to/build-model-railroad/2015/03/bench-tops-made-easy-with-foam
http://ttrak.wikidot.com/foam-topped-modules

Sobre o XPS e EPS
http://ww3.owenscorning.com/sciencedoesntlie/

Então, acredito que o texto da nossa NP 2.4 merece uma pequena revisão!

Rica, espero ter ajudado!!!

Abraços...

ALEXANDREGC
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

Mensagem  Rica em Sab Maio 02, 2015 5:57 am

Com certeza está ajudando.
Se quiser pode até enviar o texto reeditado para esta NP com as alterações necessárias.
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Cortiça ou E.V.A.? Empty Re: Cortiça ou E.V.A.?

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